Coimbra

Rostock e Greifswald protocolam com Região Centro

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 15-07-2015

A Região Centro assinou hoje, dia 15 de junho, um protocolo de cooperação na área da saúde com o Biocon Valley, um ecossistema de saúde alemão que envolve 160 parceiros, localizado nas cidades de Rostock e de Greifswald, do estado de Mecklenburg-Vorpommern.

PUBLICIDADE

Este acordo de cooperação, que foi assinado na 11ª Conferência Federal da Economia da Saúde, que decorre entre 15 e 16 de julho, na cidade de Rostock, tem como principal objetivo estimular a cooperação nas áreas da saúde, bem-estar e envelhecimento ativo, facilitando a comunicação entre regiões que apresentam algumas características comuns.

Para a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, o acordo de cooperação com o Biocon Valley «representa o reconhecimento mútuo de que a economia da saúde é uma dimensão importante do desenvolvimento de ambas as regiões.

PUBLICIDADE

Reflete igualmente o reconhecimento de similaridades entre as regiões no que respeita à excelência dos atores na área da saúde, desde a investigação e ensino, passando pelas cuidados hospitalares, infraestruturas científicas e tecnológicas de apoio a esta atividade, até ao elevado potencial das nossas empresas».

Sendo Portugal o País escolhido como parceiro da 11ª Conferência Federal da Economia da Saúde, o programa da conferência inclui uma sessão de apresentação da Região Centro, onde serão apresentadas as suas potencialidades na área da Saúde. Esta sessão conta com a participação do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, e do Embaixador de Portugal em Berlim, Luís de Almeida Sampaio.

PUBLICIDADE

publicidade

A Região Centro é apresentada na forma de uma aliança estratégica de parceiros – CentroPT Health Aliance – envolvendo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), as três Universidades da região – Coimbra, Aveiro e Beira Interior, a Administração Regional de Saúde, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, o Turismo do Centro de Portugal e a Agência de Promoção Regional, o Biocant, o Instituto Pedro Nunes e um conjunto de empresas ligadas aos serviços, dispositivos e produtos de saúde. Esta aliança estratégica conta com a colaboração do Ministério da Saúde, da Embaixada de Portugal em Berlim e da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE