Coimbra

Rosa Cruz demite-se “em direto” de vereadora da câmara de Coimbra

António Alves | 3 horas atrás em 08-09-2025

O pedido será entregue no final da tarde de segunda-feira, 8 de setembro.

A questão começou no Período Antes da Ordem do Dia quando a vereadora socialista lembrou as declarações feitas pelo presidente da câmara no debate da passada sexta-feira.

De acordo com Rosa Isabel Cruz, “a situação dos SMTUC é demonstrativa de uma falta de respeito para com os utilizadores, dos que não têm acesso ao serviço em determinados pontos de algumas freguesias (ao ouvir o Sr. Presidente dizer que todos são servidos pelos SMTUC) e sobretudo para com os trabalhadores!”.

PUBLICIDADE

No final deste período, e quando questionada pelo presidente sobre a data destas declarações, a atual deputada lembrou que estas foram feitas no debate da passada sexta-feira promovido pelo Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais.

Foi então que José Manuel Silva fez um desafio à vereadora: “se eu tiver proferido essa afirmação, como a senhora vereadora disse, eu peço imediatamente a demissão de presidente da câmara; se eu não tiver proferido essa afirmação, a senhora pede imediatamente a demissão de vereadora da câmara de Coimbra”.

“Eu peço a demissão, senhor presidente; se eu falhar e estiver politicamente equivocada assumirei o meu erro e saírei de onde estou”, afirmou, de imediato, Rosa Isabel Cruz.

E voltou a dizer que as declarações proferidas tinham sido feitas numa altura em que se debatia os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra tendo ficado a ideia junto de quem assistia que a declaração relativa à presença de transportes em todas as freguesias do concelho diria respeito à empresa municipal.

“Se o senhor acha que sempre que fala de transportes se refere aos SMTUC, digo-lhe que sim”, com o presidente da câmara a questionar de novo se aceitava ou não o seu desafio.

E respondeu: “se quer que eu me demita de vereadora, eu demito. Se tiver de o fazer, não tenho nenhum problema com isso”.

Rosa Cruz manteve a sua posição de que aquela declaração foi entendida como estando a referir-se aos SMTUC. José Manuel Silva disse que o tema era “transportes e mobilidade, não estávamos a falar de SMTUC”, questionando-a se queria ou não ouvir as declarações.

Francisco Queirós (CDU) ainda tentou interceder para que a questão fosse relevada, mas o presidente da câmara acabou por colocar em voz alta as declarações proferidas no debate.

No entender de José Manuel Silva, “uma coisa é repetirem-se afirmações que as pessoas fazem, outra coisa é descontextualizá-las e acrescentá-las e isso para mim é inaceitável”.

A gravação, coloca em voz alta no computador do presidente, começou com palavras da candidata da coligação “Avançar Coimbra”, Ana Abrunhosa, e terminou pouco depois do presidente e recandidato ao cargo ter falado que todas as freguesias são servidas por transportes.

Rosa Cruz manteve as suas declarações, tendo dessa forma confirmado a entrega do pedido de demissão “no final da reunião”, pois se o fizesse naquele momento deixaria a bancada socialista desfalcada de um elemento.

Veja o Direto NDC com o vereador socialista José Dias

Veja o Direto NDC com o presidente José Manuel Silva

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE