Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Rodinhas” sensibilizaram condutores em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-12-2021

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi assinalado esta sexta-feira, em Coimbra, junto à Estação Velha, com uma ação de sensibilização a automobilistas, promovida pela Associação “Os Rodinhas de Portugal”, pela PSP e que contou com o apoio da autarquia e do piloto Filipe Albuquerque. 

PUBLICIDADE

A iniciativa passou por dar voz a testemunhos reais da Associação “Os Rodinhas de Portugal” que viveram o drama de um acidente de viação que os colocou em cadeira de rodas, alertando assim para a sinistralidade rodoviária e para as consequências de maus comportamentos ao volante.

Pedro Aguiar, um dos elementos da direção da associação, foi atropelado por um carro em excesso de velocidade quando tinha apenas 6 anos. Hoje, aos 41, sabe bem o quanto isso lhe mudou a vida e agora quer passar a palavra para que outros não passem pelo mesmo. “A vida mudou, não acabou. Tive que me adaptar a esta nova realidade”, disse à reportagem do NDC.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos aqui nesta ação de sensibilização rodoviária para alertar os condutores para cumprirem as regras de trânsito. De um momento para o outro podem ficar como eu ou pior”, afirmou Pedro, que se assume como “um exemplo de superação”.

Para Ana Cortez Vaz, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, “estas ações são importantes não só para a sensibilização dos condutores e da sociedade em geral, mas também para promover a inclusão e a integração de todos na comunidade”.

PUBLICIDADE

Conhecido pela velocidade, o piloto Filipe Albuquerque não quis deixar de se associar a esta iniciativa para que os condutores “tenham consciência
quando conduzem, e que mais vale chegar tarde, mas chegar em segurança”.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra a 3 de dezembro, tem como principal objetivo promover uma maior compreensão sobre os assuntos relativos à deficiência. A data é promovida desde 1992 pela Organização das Nações Unidas, sinalizando o final da Década das Pessoas com Deficiência (1983-1992).

Veja o direto NDC com o testemunho de Pedro Aguiar:

A Câmara de Coimbra também se associou à iniciativa:

Veja o direto NDC com o piloto conimbricense Filipe Albuquerque:

Paulo Paiva aplaudiu em direto a ação de sensibilização:

Mais vídeos no Facebook do Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com