MOBILIDADE

Rodda celebra 80 anos com campanha criada na Região Centro que já bate recordes

Notícias de Coimbra | 57 minutos atrás em 17-11-2025

A Rodda, marca do Grupo Automóveis do Mondego, lançou na quinta-feira uma nova campanha que celebra os seus 80 anos e que marca o início de uma nova fase para a marca, agora com ambição nacional e uma identidade renovada.

A campanha “Rodda – Contigo a Vida Inteira” foi criada pela Triber Agency e está presente online mas também em outdoor e TV. Em pouco mais de 72 horas já tinha batido todos os recordes da marca, mais de 5,5 milhões de visualizações do vídeo no Facebook, mais de 4,7 milhões no Instagram e 239 mil no YouTube, e quase 15 mil gostos no Instagram e 5 mil no Facebook da Rodda.

Contigo a Vida Inteira – é esse o mote do filme (disponível em https://youtu.be/IS5K2D7vgO8?si=Tp9EIwDyeAYw2pbJ e nas redes sociais da marca) que apresenta uma abordagem emocional rara no setor de mobilidade. O Grupo Automóveis do Mondego, que este ano passou a comunicar-se sob o nome Rodda, quis garantir que o seu legado não se perdia neste processo de transformação. É nesse contexto que surge a nova campanha, que assume – como explica André Figueiredo, CEO da Rodda – “uma dupla simbologia: a de que estamos aqui há uma vida inteira… e a de que estamos cá para a vida inteira.”

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Com stands físicos distribuídos pelos distritos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco, a Rodda mantém uma relação profunda com a região. Apesar do aumento de vendas através dos canais digitais, a marca continua a ver no território um pilar estratégico. “Apesar de termos muitas vendas a partir dos nossos canais online, os nossos stands físicos estão nessa região…”, lembra André Figueiredo, sublinhando que essa presença se traduz num reforço direto da economia local: “a Rodda opera em 5 distritos da região centro de Portugal, o que tem um impacto direto tanto a nível de vendas como de contratação local, claro.”

A campanha tem como objetivo consolidar a notoriedade da Rodda enquanto marca de referência no Centro, projetando-a ao mesmo tempo para o mercado nacional. “É uma campanha essencialmente para reforçar a notoriedade e posicionamento da marca Rodda, afirmando-se cada vez mais como o player de referência na região Centro mas com ambição nacional”, destaca o CEO.

O conceito criativo parte da relação emocional que os automóveis desempenham nos momentos marcantes da vida dos seus proprietários. Para André Figueiredo, isso tornou-se evidente no processo criativo: “o carro é algo que está lá nos bons e nos maus momentos e transformar o carro nesse espaço onde a nossa vida acontece faz todo o sentido.”

A criação da campanha, bem como o rebranding, foram conduzidos pela Triber. A agência acompanha a marca em várias áreas estratégicas, do planeamento de meios, ao marketing digital até à criatividade. “Tem sido um parceiro que nos ajuda desde a vertente estratégica, ao rebranding, planeamento de meios, área criativa… é parte da equipa Rodda, já”, refere André Figueiredo.

Para a Triber, este projeto é mais do que uma campanha: é uma demonstração do que a Região Centro pode produzir em termos de comunicação e marca. Pedro Girão, CEO da agência, sublinha que o impacto vai além da Rodda. “Cada vez mais há ótimas empresas a investir em bom marketing fora de Lisboa e do Porto. Acho que esta campanha mostra que isso é possível, havendo visão, vontade e clareza estratégica para isso, fazer com que se marcas que ombreiam com qualquer player internacional.”

O gestor acredita, aliás, que a campanha pode servir de inspiração para outras empresas da região. “Espero que seja uma peça que inspire outras empresas a ambicionarem mais para a sua marca, independentemente da área”, afirma.

Segundo Pedro Girão, o trabalho conjunto entre as duas equipas tem sido feito de uma confiança e consciência de responsabilidade mútuas: “sentimos, da parte da Rodda, um alinhamento muito grande e uma confiança que aumenta muito a responsabilidade da Triber, mas que a motiva imenso”, refere Pedro Girão.

E deixa, ainda assim, uma mensagem direta às comunidades da região: “que não se esqueçam de consultar a Rodda, se forem comprar o seu próximo carro!”

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