Rocket Dolls Roller Derby Coimbra e Black Tunder Derby Dames Madrid disputam Final em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-07-2017

As conimbricenses Rocket Dolls Roller Derby Coimbra e as Black Tunder Derby Dames Madrid vão disputar a Final do International Roller Derby Tournament (torneio internacional de roller derby).

PUBLICIDADE

IMG_6331

O Roller Derby é um desporto coletivo de contacto, predominantemente feminino, inventado nos Estados Unidos por volta de 1930. Jogado em patins de rodas paralelas, é um desporto que requer agilidade, força, velocidade, controle, visão periférica, comunicação e trabalho de equipa. É considerada uma das modalidades desportivas que atualmente mais cresce em todo o mundo-

PUBLICIDADE

Para perceber melhor  como se joga, é melhor ir ver os jogos de domingo. Não perde nada. A entrada é grátis!

O desporto só chegou a Portugal em 2011, com a fundação de uma liga no Porto. Em Coimbra, a equipa Rocket Dolls Roller Derby Coimbra surgiu em 2014. Hoje, conta com cerca de 30 praticantes, entre jogadoras e árbitros. Além destas duas cidades, em Portugal a modalidade ainda está presente em Lisboa, Leiria, Loulé e Almada.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste fim-de-semana de 1 e 2 de Julho o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (PMMMM) acolhe o Quad Cup – International Roller Derby Tournament (torneio internacional de roller derby).

A iniciativa é inédita no país e integra a programação das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel. A pista oval desenhada no piso do PMMMM acolhe cerca de 100 participantes, entre atletas, técnicos e árbitros, vindos de diferentes países europeus.

O evento é organizado pela equipa local, as Rocket Dolls Roller Derby Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

roller derby

As anfitriãs receberam e jogaram com as Liberty Rebellion Roller Derby (Leiria), as Black Thunders Derby Dames de Madrid (Espanha) e as Gones N’Roses Roller Derby de Lyon (França).

O Torneio incluiu 6 jogos neste sábado e 2 no domingo, dia em que a competição é retomada às 10:15 com as equipas que somaram mais pontos no dia anterior, estando a grande final entre as Rocket Dolls Roller Derby Coimbra e as Black Tunder Derby Dames Madrid marcada para as 12:15.

rocket dools

A cerimónia de entrega de prémios acontecerá então no domingo, pelas 14:30 com representantes de diversas entidades parceiras, incluindo Carlos Cidade, Vereador do Desporto da CMC, que neste sábado teve a gentileza de posar ao lado da equipa Rocket Dolls Roller Derby Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE