Política

Rita Alarcão Júdice é cabeça de lista da Aliança Democrática por Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 15-01-2024

Imagem: PSD

A advogada Rita Alarcão Júdice, filha de José Miguel Júdice, vai ser a cabeça de lista da Aliança Democrática por Coimbra, ocupando o lugar que em 2022 pertenceu a Mónica Quintela.

PUBLICIDADE

O ex-ministro da Defesa Aguiar-Branco vai ser cabeça de lista da Aliança Democrática por Viana do Castelo, o atual ‘vice’ social-democrata Leitão Amaro será número um por Viseu e o secretário-geral Hugo Soares por Braga.

Já o atual presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, será o cabeça de lista da coligação por Aveiro.

PUBLICIDADE

A mesma fonte confirmou à Lusa dois nomes avançados no domingo à noite pelo comentador televisivo e ex-líder do PSD Marques Mendes: por Coimbra será cabeça de lista Rita Alarcão Júdice, advogada e que é atualmente coordenadora do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para a área da habitação, e por Leiria o antigo presidente da Câmara Municipal de Óbidos Telmo Faria, que foi um dos principais apoiantes na candidatura de Pedro Santana Lopes à liderança do PSD em 2018 contra Rui Rio, que viria a ganhar o partido.

Pelo círculo fora da Europa, voltará a ser cabeça de lista o antigo secretário de Estado das Comunidades José Cesário, depois de em 2022 a direção de Rui Rio ter escolhido Maló de Abreu, que saiu do PSD e da bancada social-democrata na semana passada.

PUBLICIDADE

publicidade

Pela Europa, será também recuperado o ‘tradicional’ cabeça de lista do PSD, Carlos Gonçalves, outro antigo secretário de Estado das Comunidades, que nas últimas legislativas foi substituído por Maria Ester Vargas, que falhou a eleição.

Estes nomes foram confirmados à Lusa por fonte oficial do PSD e juntam-se aos seis que já tinham sido anunciados no domingo à noite pelo partido, entre eles o do presidente do PSD, Luís Montenegro, que encabeçará a lista da AD por Lisboa, e o ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães, que será o número um pelo Porto.

O atual presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeira, que cumpre o terceiro e último mandato nesta autarquia, será o cabeça-de-lista da Aliança Democrática às legislativas pelo distrito de Vila Real, informou hoje a Comissão Política Distrital do PSD.

Aguiar-Branco foi ministro da Justiça de Santana Lopes e ministro da Defesa de Pedro Passos Coelho. Foi deputado em várias legislaturas e presidente do grupo parlamentar do PSD em 2009, tendo deixado a Assembleia da República em 2019.

António Leitão Amaro é vice-presidente do PSD, professor universitário e foi secretário de Estado da Administração Local do Governo de Pedro Passos Coelho e deputado à Assembleia da República entre a XI e XIII legislaturas, tendo decidido em 2019 não ser recandidato na legislatura seguinte.

Já Hugo Soares, atual secretário-geral do PSD e considerado o ‘braço direito’ do líder Luís Montenegro, foi secretário-geral da JSD e líder parlamentar do PSD, tendo ficado fora das listas de deputados em 2019 por decisão da direção liderada por Rui Rio.

No domingo, o PSD já tinha anunciado, além dos nomes de Luís Montenegro e Miguel Guimarães, que o vice-presidente social-democrata Miguel Pinto Luz vai encabeçar a lista de deputados da AD por Faro e a antiga dirigente e governante social-democrata Teresa Morais por Setúbal.

Foram ainda anunciados no domingo outros dois independentes como cabeças de lista da coligação: Eduardo Oliveira e Sousa, ex-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), por Santarém e a professora universitária de Ciência Política e Relações Internacionais Liliana Reis por Castelo Branco.

O PSD/Madeira já tinha anunciado em dezembro que Pedro Coelho, atual presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, será o cabeça de Lisboa da AD pela coligação.

O Conselho Nacional do PSD reúne-se hoje a partir das 21:00 num hotel em Lisboa para aprovar as listas completas de deputados às legislativas antecipadas de 10 de março.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE