Coimbra

Risco máximo de incêndio leva ao terreno 150 militares para prevenção de incêndios

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-09-2020

​A Marinha e o Exército estão a empenhar, desde ontem, e até ao próximo dia 8 de setembro, 150 militares distribuídos por 10 patrulhas diárias, 2 da Marinha e 8 do Exército, em ações de vigilância terrestre e patrulhamento dissuasor, em 10 distritos de Portugal Continental, por forma a minimizar o risco de incêndios florestais.

PUBLICIDADE

As ações estão a decorrer nos distritos de Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real.

PUBLICIDADE

Este empenhamento resulta de um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Estes militares somam-se aos 150 que já se encontram nas mesmas funções em grande parte do território nacional. A saber, 108 militares da Marinha e do Exército, no âmbito do Plano Faunos, em apoio ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e 21 militares do Exército no âmbito de protocolos municipais, em missões de vigilância, dissuasão e sensibilização da população, 6 militares da Força Aérea, a operar dois helicópteros “Koala”, que realizam operações de Reconhecimento, Avaliação e Coordenação de outros meios aéreos no combate aos incêndios rurais e ainda 15 militares da Força Aérea, a operar três sistemas de aeronaves não tripuladas, com o objetivo de reforçar a capacidade de vigilância aérea e deteção de fogos, em apoio à Guarda Nacional Republicana e ANEPC.​

PUBLICIDADE

publicidade

O EMGFA, através dos seus oficiais de ligação aos Comandos Distritais de Operações de Socorro, mantém o acompanhamento, em permanência, do evoluir da situação operacional.​

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE