Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Risco elevado de uma nova variante devido à Ómicron

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-01-2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o risco acrescido do aparecimento de uma nova variante do coronavírus que causa a covid-19, eventualmente mais perigosa, devido à multiplicação de infeções com a variante Ómicron, mais transmissível.

PUBLICIDADE

“Quanto mais a Ómicron se espalha, mais se transmite, mais se replica e mais é suscetível de gerar uma nova variante. Atualmente, a Ómicron é mortal, pode causar morte (…). Talvez um pouco menos do que a [variante] Delta, mas quem pode dizer o que a próxima variante pode gerar?”, disse, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, Catherine Smallwood, responsável pelas situações de emergência na OMS Europa.

Devido à circulação da variante Ómicron, a Europa – onde vários países, incluindo Portugal, superaram recordes diários de infeções com o SARS-CoV-2 – voltou a ser o epicentro da pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde o início da pandemia, em 2020, a Europa registou mais de 100 milhões de infeções.

Na última semana de 2021, o continente teve mais de cinco milhões de novos casos. “[O que] ofusca quase tudo o que vimos até agora”, afirmou Catherine Smallwood.

PUBLICIDADE

“Estamos numa fase muito perigosa, as taxas de contágio aumentam de maneira muito significativa na Europa Ocidental e o seu impacto real ainda não é claro”, sustentou.

A responsável da OMS advertiu, no entanto, que “quando o número de casos aumenta significativamente é provável que um número muito maior de pessoas com doenças graves acabe no hospital ou até morra”.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado há dois anos em Wuhan, cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo, onde já provocou mais de 5,4 milhões de mortes.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.015 pessoas e foram contabilizados 1.460.406 casos de infeção, segundo dados atualizados da Direção-Geral da Saúde.

A variante Ómicron, identificada em novembro, sucedendo à Delta, é a mais contagiosa de todas as variantes do coronavírus consideradas de preocupação, apresentando mais de 30 mutações genéticas na proteína da espícula, a “chave” que permite ao vírus entrar nas células humanas.

França identificou uma nova variante que tem mais de 40 mutações, sendo que uma delas está associada a um potencial aumento da transmissão do vírus.

A variante, da qual pouco ainda se sabe, foi batizada pelos cientistas com as iniciais do Instituto Hospitalar Universitário (IHU) de Marselha, onde foi feita a descoberta, e deriva de uma outra, a B.1.640, detetada em finais de setembro na República do Congo e atualmente sob vigilância da OMS.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com