Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Risco de incêndio coloca 12 distritos em alerta especial amarelo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 31-08-2019

 Doze distritos de Portugal continental estão hoje em alerta especial amarelo, devido ao risco de incêndio, informou esta tarde a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que pediu à população para evitar comportamentos de risco.

PUBLICIDADE

Em causa estão os distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real, segundo disse aos jornalistas ANPC em Carnaxide, concelho de Oeiras, o Comandante Adjunto de Operações Nacional Manuel Cordeiro.

O responsável do ANPC que nestes distritos, mais vulneráveis à ocorrência de incêndios, existirá até às 23:59 de hoje “uma maior prontidão de meios e um reforço de da monitorização”.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Cordeiro admitiu que dado o quadro meteorológico expectável poderão existir mais distritos a entrar em alerta especial amarelo, mas que isso “só ficará definido depois da reunião no domingo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o ANPC as previsões para este fim de semana apontam para um “aumento da intensidade do vento”, uma “humidade relativa do ar baixa” e uma “fraca recuperação noturna”.

PUBLICIDADE

Para a madrugada de segunda-feira está previsto “vento do quadrante leste, seco, fatores que “incrementam o risco de incêndio, pela disponibilidade de combustível”.

O responsável da ANPC apelou ainda à população que não adote comportamentos de risco e que se lembre das recomendações em vigor até ao dia 31 de setembro, que proíbem queimadas extensivas ou de amontoados (sem permissão municipal), o uso de fogareiros fora de espaços autorizados ou o lançamento de fogo de artifício (sem permissão municipal).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com