Primeira Página

Riqueza histórica e sabores únicos marcam roteiro entre Oliveira do Hospital e Tábua

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 17-07-2025

Imagem: Andarilho

De ruínas romanas a queijos premiados, passando por paisagens deslumbrantes e arte sacra barroca, Oliveira do Hospital e Tábua revelam-se destinos onde o passado e a tradição vivem lado a lado.

A viagem começa com uma paragem obrigatória para saborear o icónico Queijo Serra da Estrela, de pasta mole e amanteigada, uma iguaria reconhecida nacional e internacionalmente. Depois, os visitantes seguem rumo a um dos mais bem preservados conjuntos arquitetónicos romanos em Portugal: as Ruínas Romanas de Bobadela, em Oliveira do Hospital.

Entre os destaques deste sítio arqueológico estão o Arco de entrada, o fórum romano , um anfiteatro e a cabeça esculpida de um imperador. Mas a presença humana na região é bem mais antiga. Há vestígios de ocupação desde o período neolítico, visíveis em monumentos como o Dólmen da Bobadela (ou Antas do Pinheiro dos Abraços), a Anta da Arcaínha, em Seixo da Beira, e o Dólmen da Sobreda.

PUBLICIDADE

Seguindo viagem até Tábua, o percurso é marcado por paisagens serranas cortadas pelos rios Seia, Alva e Mondego. Um desvio até ao Penedo Oscilante (ou Penedo Cabana) oferece vistas panorâmicas únicas, com o Mondego em destaque. A natureza convida também a paragens mais refrescantes nas diversas praias fluviais da região, refere o Turismo Centro de Portugal.

O roteiro culmina com uma visita à Capela do Senhor dos Milagres, em Tábua, que surpreende pela planta octogonal e arquitetura barroca. No interior, destacam-se as imagens do Senhor dos Milagres, de São José e da Senhora da Piedade.

A despedida faz-se da melhor forma: com mais uma fatia de Queijo Serra da Estrela, agora acompanhada por um copo de vinho do Dão, produzido na mesma região. Fica a promessa de regresso a este território onde a história, os sabores e as paisagens se unem numa experiência memorável.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE