Coimbra

Rio Mondego estável e Coimbra a lidar com pequenas ocorrências

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 03-02-2026

A coordenadora da Proteção Civil Municipal de Coimbra, Andreia Rodrigues, fez esta manhã, 3 de fevereiro, um balanço da situação da cidade após as chuvas intensas dos últimos dias, assegurando que, no momento, as ocorrências estão dentro do esperado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos constantemente a tratar pequenas ocorrências que vão surgindo, porque as árvores continuam a cair e há pequenas inundações urbanas”, explicou Andreia Rodrigues ao Notícias de Coimbra. “No entanto, neste momento não há nenhuma ocorrência em nenhuma zona que nos preocupe especialmente na cidade.”

Questionada sobre o nível do Rio Mondego e a influência da barragem da Agueira, a responsável garantiu: “Continuamos com o caudal estável, em contacto estreito com a APA, a fazer descargas controladas para que possamos controlar ao máximo as cheias derivadas destas descargas. Tem sido feito um trabalho de proximidade com a APA que nos permite dizer que não estamos tão preocupados como poderia ser de esperar.”

Apesar do controlo geral, Andreia Rodrigues alerta para a situação pontual na estrada das Lajes. A parede de uma habitação encontra-se em vias de ruir e terá de ser removida ainda durante a manhã. “Fica virada para uma casa vizinha, já apresenta um buraco e terá que ser removida segundo a avaliação feita por uma equipa especializada da Guarda Nacional Republicana”, informou.

A intervenção implicará a interdição da estrada para garantir a segurança, sendo que os trabalhos serão conduzidos ao longo do dia. “Durante amanhã, a estrada vai então ficar interdita para se proceder em segurança à remoção desta parede que está em vias de ruir”, concluiu a coordenadora.

O município mantém a vigilância constante sobre a cidade, garantindo que a população seja informada sobre eventuais riscos e que os trabalhos de prevenção decorram em segurança.