Mundo

Rio de Janeiro regista sensação térmica de 58ºC

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 05-02-2023

A cidade brasileira do Rio de Janeiro, já normalmente muito quente, enfrentou este sábado, 4 de fevereiro, uma sensação térmica recorde, atingindo 58 graus às 15:00 locais no bairro de Santa Cruz, na zona oeste, de acordo com o Alerta Rio, que monitoriza as temperaturas, avança o Correio da Manhã.

PUBLICIDADE

A sensação térmica é a temperatura que as pessoas realmente sentem, independentemente da temperatura oficial, pois depende de vários fatores, como o vento ou a ausência dele.

Noutros bairros da capital fluminense o calor registado foi semelhante ao de Santa Cruz, o que deixou o ambiente quase irrespirável, levando a população a recorrer a todo o tipo de estratégias para tentar, pelo menos, aliviar o calor que se fazia sentir.

PUBLICIDADE

O sábado foi tão quente no Rio de Janeiro que a menor sensação térmica registada na cidade não teve nada de refrescante. A mínima, registada no Alto da Boa Vista, um local elevado e densamente arborizado, foi de “amenos” 40,3 graus às 13:45.

Desesperados por um pouco de alívio, as pessoas correram para as praias, mas em alguns casos tiveram uma desagradável surpresa. Devido às altas temperaturas, que incentivam a propagação de microrganismos, praias como a do Leme, na zona sul, foram tomadas por um desagradável tapete de algas nas águas mais próximas ao areal, inibindo boa parte das pessoas de entrar no mar.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE