Ricardo Pocinho critica encerramento de licenciaturas em Gerontologia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-03-2018

 O investigador de Coimbra Ricardo Pocinho, fundador da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), criticou hoje o encerramento e as incertezas nas licenciaturas em Gerontologia, considerando inexistente o interesse nos mais idosos.

“Num país onde o índice de envelhecimento, que relaciona o número de idosos que existem por cada 100 jovens, era de 148,7% em 2016, segundo os últimos dados da Pordata, e tendo em conta que este índice cresceu em Portugal nos últimos 20 anos 61,4%, não ter profissionais capacitados com licenciatura para corresponder a este desafio societário representa um retrocesso civilizacional”, refere Ricardo Pocinho, em comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

Para o fundador e presidente da ANGES, “o país não tem interesse na sua maior riqueza, o ‘ouro grisalho’, e nem todos entendem a atual conjuntura sociodemográfica do país”.

A criação da licenciatura em Gerontologia, em 2006, “fazia perceber que ter mais pessoas a viver mais anos seria um indicador de progresso”, considera o investigador.

PUBLICIDADE

Contudo, acrescenta, “assistiu-se a um desenvolvimento da sociedade que a ciência, o ensino e a formação não acompanharam, dado que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior aconselhou o encerramento de três licenciaturas em Gerontologia nos últimos anos”.

“O que pretendemos saber e vamos questionar a todos os responsáveis é se são as escolas que não tem competências para lecionar, ou se é a agência que não entende como necessário” afirma Ricardo Pocinho sobre a intenção daquela entidade em relegar para plano de estudos pós licenciatura a formação em Gerontologia.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da ANGES recorda que Portugal é “um dos países mais velhos da Europa”.

“E somos solicitados a discutir a questão ao mais alto nível científico, mas corremos o risco de estar a formar pessoas que, enquanto alguém envelhece e morre ao seu lado, desenham um teorema para a felicidade dos velhos ou fazem progressos na investigação de um fármaco para a calvície”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE