Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ricardo Morgado acredita que é desta que vai trazer EUSA Games

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-04-2014

PUBLICIDADE

A Associação Académica de Coimbra, Câmara Municipal e Universidade de Coimbra, líderes da comissão organizadora, defendem no sábado, em Denizli, na Turquia, a candidatura da cidade aos Jogos Universitários de 2018.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) parte hoje para a Turquia, “otimista” de que a cidade irá receber os Jogos Universitários Europeus de 2018 (Jogos EUSA), disse Ricardo Morgado, presidente da AAC.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a AAC e a Universidade de Coimbra apresentaram, em 2013, a candidatura da cidade aos Jogos EUSA 2018, sendo que Coimbra já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016. Contudo, perdeu então a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.

Este ano, a apresentação do vencedor da candidatura aos Jogos EUSA irá estar integrada na assembleia anual da Associação Europeia de Desporto Universitário, permitindo “um trabalho de campanha junto dos membros da associação até sábado”, explicou Ricardo Morgado.

PUBLICIDADE

Coimbra concorre com a cidade finlandesa de Tampere à organização dos Jogos EUSA 2018: as duas candidaturas realizam uma apresentação, às 18:00 de sábado, aos membros da associação, sendo revelado o vencedor no decorrer da gala da assembleia anual, que se inicia às 20:00.

“Os últimos dias são de algum stresse, mas também de muita confiança e de muito trabalho”, referiu o presidente da AAC, salientando que “está perto a concretização de uma oportunidade para que Coimbra, em quatro anos, consiga tornar a cidade mais jovem e mais atrativa”.

No sábado, vão estar presentes na Turquia Manuel Machado, presidente da CMC, e João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, representando as outras duas instituições da cidade líderes da comissão da candidatura portuguesa.

A comitiva é ainda composta pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, a presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, Filipa Godinho, e o seu secretário-geral, Manuel Veloso.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos EUSA, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

A candidatura reúne as nove modalidades previstas no programa dos EUSA (andebol, badminton, basquetebol, futebol, futebol de 7, futsal, ténis, ténis de mesa e voleibol), quatro modalidades opcionais (judo, remo, râguebi e voleibol de praia) e quatro demonstrativas (natação, triatlo, ginástica e atletismo).

O evento envolve mais de 3.000 atletas universitários de toda a Europa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com