Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Ricardo Kalash e Saci Pererê brincam com os miúdos no Teatro da Cerca de São Bernardo

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-02-2023

A próxima sessão dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, é dirigida pelo ator e encenador Ricardo Kalash. Ao longo de duas horas e meia, as crianças vão desfrutar de uma oficina de teatro inspirada pela lenda do Saci Pererê. A iniciativa integra o Ciclo de Cultura Brasileira que decorre ao longo do mês de Fevereiro.

PUBLICIDADE

Ricardo Kalash dirige no próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, uma nova oficina de teatro para crianças entre os 6 e os 12 anos. Integrada no Ciclo de Cultura Brasileira que ocupa os Sábados para a Infância ao longo do mês, a oficina é inspirada pela lenda do Saci Pererê, figura mítica da cultura popular do Brasil, imortalizada e divulgada pelo escritor Monteiro Lobato, incluindo na sua obra mais famosa em Portugal: “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Saci Pererê é um negro pequeno, com apenas uma perna e um gorro vermelho que vive nas florestas e que adora pregar partidas às pessoas com quem se cruza. Segundo alguns estudos realizados, a lenda pode remontar ao final do século XVIII ou começo do século XIX e terá surgido no Sul do Brasil, entre os índios Guarani. No idioma tupi-guarani, seria conhecida como çaa cy perereg. A influência da lenda, que viria a sofrer influências de outras culturas, incluindo europeias, espalhou-se pelos países vizinhos, havendo versões com ligeiras diferenças na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

PUBLICIDADE

publicidade

Na oficina que está a preparar, Ricardo Kalash aproveita a figura lendária para passar às crianças alguns elementos da história do Brasil. Os “trabalhos” – adianta o formador – serão orientados para que no final da manhã os jovens actores façam uma pequena apresentação para os familiares, no renovado espaço do sub-palco do TCSB.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com