Facebokas

Ricardo Castanheira

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-06-2014

NO FACEBOOK DE RICARDO CASTANHEIRA:

PUBLICIDADE

INCÓGNITA
Este era um Mundial de futebol que tinha tudo para dar certo. Seria, como lhe chamou Dilma Rousseff, “a Copa das Copas”. Afinal de contas, estamos no Brasil onde a paixão pela bola é tamanha e o desejo por festa uma constante.

Mas, surpreendentemente ou talvez não, o evento está envolto num clima tal de tensão social, que as atenções são atraídas mais para as ruas que para dentro dos estádios.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar da evolução económica da última década e da redução das desigualdades sociais – com base em fortes investimentos em programas assistencialistas – o Brasil não está bem. Acreditou-se que seria desta vez que se cumpriria a ideia de país do futuro, todavia os mais diversos indicadores mostram que o crescimento é pífio e insustentado; que as contas públicas mascaram uma despesa pública descontrolada; que o “custo-brasil” afasta investimentos externos e desmotiva a iniciativa privada e, acima de tudo, que fez-se muito pouco em educação, saúde e segurança interna, os pilares fundamentais de uma sociedade desenvolvida.

As greves diárias, manifestações mais ou menos agressivas e chingamentos violentos à classe política abrem os telejornais e fazem as manchetes. Ninguém sabe como vai acabar. Cada dia é uma incógnita. E, essencialmente, uma coisa é certa: a reeleição de Dilma está cada vez mais dependente da prestação desportiva da seleção brasileira e de como as coisas evoluírem nas ruas.

PUBLICIDADE

Enfim, Nelson Rodrigues (um símbolo das letras brasileiras) tinha razão ao dizer que “em futebol, o pior cego é o que só vê a bola”. Hoje, no Brasil, decide-se mais do que uma taça e vive-se mais que uma copa!  

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE