A ULS São José inaugurou esta segunda-feira um equipamento inovador no Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Gastrenterologia do Hospital Curry Cabral: uma cápsula endoscópica totalmente automatizada, controlada magneticamente e com inteligência artificial para avaliação das imagens do tubo digestivo.
O novo sistema permite a visualização completa do estômago e do intestino delgado, com maior fiabilidade e segurança, e sem necessidade de sedação anestésica ou recobro. Com isso, o utente pode retomar imediatamente as suas atividades normais.
Este é o segundo robô deste tipo instalado em Portugal e o primeiro no sul do país. A tecnologia possibilita realizar o exame com uma equipa clínica reduzida: apenas a intervenção da enfermagem antes do exame, do técnico superior de diagnóstico e terapêutica durante a endoscopia, e do médico. Para realizar o procedimento, o utente ingere uma pequena cápsula com câmara, que é expelida naturalmente.
PUBLICIDADE
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esteve presente na inauguração, destacando a importância desta inovação tecnológica para a medicina portuguesa, pode ler-se no pplware.
Nos últimos anos, a endoscopia digestiva tem evoluído significativamente, permitindo estudos mais precisos do esófago, estômago, intestino delgado e colorretal. A cápsula endoscópica representa um avanço frente à endoscopia convencional, que, embora minimamente invasiva, exige mais recursos humanos e pode apresentar alguns eventos adversos.
O novo sistema supera limitações das cápsulas anteriores, especialmente no estômago, graças ao controlo magnético que permite percorrer toda a mucosa e recolher imagens detalhadas. Uma cápsula endoscópica para estudo do cólon e do reto também está em desenvolvimento.
PUBLICIDADE