O município de Coimbra aprovou a aquisição de três dezenas de autocarros elétricos. As viaturas são fabricadas pela marca chinesa Yutong.
A aprovação da candidatura, que resulta de uma candidatura feita pelo município ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê que os veículos cheguem a Coimbra até ao final deste ano.
Já chegaram 7 dos novos 14 autocarros elétricos ‘standard’ (com cerca de 12 metros de comprimento) e 16 autocarros elétricos ‘midi’ (com cerca de nove metros de comprimento).
Esta operação insere-se no plano de renovação da frota dos SMTUC, com a aquisição de 14 autocarros ‘standard’ e 16 ‘midi’ (9 metros), num investimento global de cerca de 13 milhões de euros, que inclui também a instalação de 17 postos de carregamento. O financiamento é assegurado maioritariamente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o restante valor suportado pelo Município de Coimbra.
A decisão de avançar com esta compra foi tomada pelo anterior executivo da Câmara Municipal de Coimbra, liderado pelo então presidente José Manuel Silva, no âmbito de uma estratégia de modernização dos transportes públicos, promovendo a substituição de viaturas mais antigas e menos eficientes por soluções 100% elétricas.
PUBLICIDADE
