Conimbricense Book in Loop quer reutilizar manuais escolares de 70 mil famílias

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-06-2017

A plataforma ‘online’ de reutilização de livros escolares Book in Loop, uma ‘spin off’ da Universidade de Coimbra, prevê permitir no próximo ano letivo uma poupança superior a três milhões de euros a mais de 70 mil famílias portuguesas.

PUBLICIDADE

book 2

Em declarações à agência Lusa, João Bernardo Parreira – um dos três jovens portugueses que em 2016 lançaram o projeto, num investimento de 80 mil euros que contou com o apoio financeiro de ‘business angels’ (investidor individual) nacionais – apontou como metas para este ano a venda de mais de 100 mil manuais, evitar a emissão de 600 mil toneladas de dióxido de carbono e atingir um EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) acima dos 500 mil euros.

PUBLICIDADE

Nos planos da empresa, criada com o objetivo de promover a reutilização de livros escolares do 5.º ao 12.º ano, está ainda a ampliação do negócio ao mercado universitário, com o lançamento em 2018 de um produto direcionado para os estudantes daquele nível de ensino, e uma eventual expansão para o mercado internacional.

De acordo com João Bernardo Parreira, a Book in Loop “não é um banco de livros, nem um ‘site’ de classificados”, mas um sistema que visa “garantir conforto na partilha de manuais escolares, assegurar rendimento a quem vende e garantir segurança e qualidade a quem compra os manuais”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Na Book in Loop todos os manuais escolares passam por um processo de identificação e controlo de qualidade certificado pela Universidade de Aveiro. Este garante que o estado de conservação dos manuais não causa quaisquer prejuízos na aprendizagem dos novos utilizadores e que são os adotados na respetiva escola”, salientou.

A campanha de 2017 de compra/venda de manuais escolares da Book in Loop arranca na quinta-feira.

Segundo o responsável, através da plataforma é possível poupar quer comprando, quer vendendo os manuais escolares: “Ao comprar, os manuais usados são vendidos a 40% do preço de novos. Ao vender, recebe até 20% do preço original do livro em função das vendas, já que metade do valor da venda é equitativamente distribuído por todas as famílias que tenham entregado um manual com o mesmo ISBN (código identificativo)”, explicou.

Assim, uma família que gaste 215 euros por ano pode poupar 129 euros ao comprar os livros na plataforma, podendo ainda reaver 20% do que gastou nos manuais do ano anterior se decidir entregá-los, num valor na ordem dos 40 euros.

“Isto significa que, ao fazer o ’loop’ completo de compra e venda, uma família poderá poupar até 80% nos manuais escolares, neste caso cerca de 170 euros”, salientou.

book 3

Conforme explicou João Bernardo Parreira, após registo prévio no endereço eletrónico da Book in Loop e indicação dos manuais que se pretende vender, estes podem ser entregues nas lojas Continente, Continente Bom Dia, Modelo ou Note existentes em todo o país, no âmbito de uma parceria feita com a Sonae MC para a campanha de 2017.

A partir desta semana fica ainda disponível uma aplicação para ‘smartphone’ através da qual é possível usar a câmara do telemóvel para fazer a leitura do código de barras do manual, permitindo a identificação imediata do livro e a tramitação de todo o processo de venda.

Já o processo de compra dos manuais passa por indicar, na plataforma ‘online’, a escola e o ano do aluno e esta indica os manuais adotados em cada caso, bastando depois selecionar/reservar os livros pretendidos e, assim que os livros estiverem disponíveis, será enviado um ‘email’ indicando que estão prontos.

A entrega pode depois ser feita numa loja da rede da Sonae MC, num dos 600 pontos de entrega disponíveis ou ao domicílio.

book 1

Para que sejam aceites na plataforma, os manuais têm que ser livros adotados em Portugal e cumprir alguns critérios de qualidade, não podendo estar riscados, desenhados, sem capas ou rasgados.

De acordo com os dados avançados à Lusa, no primeiro ano de operação – 2016 – o projeto contou com a inscrição de 19 mil famílias, permitiu a recolha de 30 mil manuais escolares e a venda de 10 mil livros, tendo-se traduzido numa poupança de 300 mil euros.

“Percebemos que efetivamente a questão dos manuais escolares era um problema para as famílias (desconfiávamos, mas até irmos ao mercado não tínhamos a certeza) e que este modelo foi validado pelas famílias, por isso levantámos uma ronda de capital de risco [do Fundo Bem Comum, vocacionado para projetos com elevado potencial de crescimento] para conseguirmos expandir e melhorar o nosso produto e passarmos a ser uma solução ‘mainstream’ na aquisição e venda de manuais escolares em Portugal”, afirmou.

No início de 2017, a Book in Loop criou ainda o Programa SPIN com um grupo de 10 municípios pioneiros (Santarém, Guarda, Castelo Branco, Figueira da Foz, Famalicão, Fundão, Gouveia, Mação, Pinhel e Sertã) e uma freguesia da região de Lisboa (Estrela) para os quais foi desenvolvido um sistema dedicado em que cada município corresponde a uma plataforma distinta, mas integrada, para reutilização de manuais escolares.

O objetivo é impactar, no primeiro ano, uma comunidade de mais de 50 mil famílias e gerar eficiências no mercado de manuais escolares nestes concelhos que poderão ascender a mais de 10 milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE