Coimbra

Reunião internacional da Energia Atómica na ESTeSC discute proteção contra radiação ionizante

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-10-2018

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) do Politécnico de Coimbra (IPC) está a organizar um workshop regional da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), de 22 a 24 de outubro, em colaboração com o Governo Português e em estreita cooperação com as associações europeias representativas dos Médicos Radiologistas (ESR), dos Técnicos Superiores de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear (EFRS) e dos Físicos Médicos (EFOMP).

PUBLICIDADE


O workshop ocorre no âmbito do programa de cooperação técnica da IAEA para a Europa e das atividades do projeto RER9147.

Segundo o professor do Departamento de Imagem Médica e Radioterapia da ESTESC e coordenador do workshop, Graciano Paulo, a iniciativa tem como objetivo “melhorar as capacidades dos Estados-membros em garantir a proteção contra a radiação ionizante, de indivíduos submetidos a exposições médicas”.

PUBLICIDADE

publicidade

O RER9147 é um projeto de 4 anos (2018-2020,) no qual participam 32 Estadosmembros da região europeia da IAEA, que pretende agregar os profissionais de saúde, as entidades reguladoras e de saúde, no sentido de desenvolver estratégias para minimizar o risco de exposição à radiação ionizante, através da melhoria de conhecimento, aptidões e competências dos profissionais de saúde, de acordo com as normas de segurança básicas internacionais.

Este workshop centra-se nos exames radiológicos convencionais e de radiologia de intervenção, que conta com a presença de representantes de 20 Estados-membros, peritos da IAEA e representantes das Sociedades Europeias.

PUBLICIDADE

Estarão ainda presentes representes de várias sociedades nacionais, como a Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear (ATARP), a Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN), a Divisão de Física Médica da Sociedade Portuguesa de Física (DFM-SPF) e ainda docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE