Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

“Restaurar Alvares” vai proteger Ribeira do Sinhel em Góis

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 30-03-2023

A ANP|WWF apresentou o seu novo projeto “Restaurar Alvares” que visa a proteção da Ribeira do Sinhel, em Góis, e da sua biodiversidade, através de intervenções de melhoria na zona da ribeira e ao nível da vegetação. O projeto conta com o apoio da Finerge e tem a duração de três anos.

PUBLICIDADE

Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “existe uma necessidade e uma oportunidade para apostar no restauro de Portugal em larga escala, pois só assim conseguiremos reverter algumas das perdas de natureza e de biodiversidade que já se fazem sentir em várias zonas do país. Sendo Alvares uma zona bastante afetada pelos incêndios, é importante existirem projetos que dinamizem as atividades económicas e sociais que dependem desta paisagem florestal para sobreviver, trazendo benefícios para a região e as suas pessoas, bem como benefícios ao nível nacional.”

“A Finerge é um ator relevante no combate à crise climática e quer sê-lo cada vez mais também na proteção da biodiversidade. O projeto de “Recuperar Alvares” enquadra-se nessa nossa missão. Queremos apoiar a recuperação da biodiversidade, proteger a floresta contra incêndios e apoiar as comunidades onde operamos, neste caso, a freguesia de Alvares”, afirma Pedro Norton, CEO da Finerge. 

O projeto Restaurar Alvares envolve medidas de restauro ecológico, como limpeza de terrenos, com o objetivo de eliminar espécies invasoras, reduzindo desta forma o risco de incêndio florestal e beneficiando o desenvolvimento das mesmas. Nas zonas de invasoras irá plantar-se com o objetivo de substituir as presentes espécies por espécies autóctones, reduzindo o seu desenvolvimento. Este restauro vai ser realizado ao longo de 30 hectares nas encostas da ribeira. Ao longo do rio, nas margens, serão restaurados os restantes 10 hectares, onde serão plantadas mais espécies ripícolas, de forma a melhorar o habitat envolvente. 

Com estas atividades, pretende-se aumentar a biodiversidade da zona, potenciando as características atuais que, por sua vez, se traduzem num aumento das populações já existentes, podendo também desta forma criar novas condições para espécies que não aparecem com tanta frequência na área, como os morcegos e insetos. 

O projeto Restaurar Alvares pretende transformar a Ribeira do Sinhel numa área de conservação mais resiliente aos incêndios e capaz de albergar maior biodiversidade, protegendo os recursos hídricos e a sua biodiversidade.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com