Restaurantes

Restaurante “O Mercado” em Taveiro aposta na qualidade do peixe e da carne grelhada no carvão

António Alves | 9 meses atrás em 06-09-2023

Manter a frescura e qualidade do peixe e da carne que é servida ao cliente é a principal aposta do restaurante “O Mercado” situado no Mercado Abastecedor de Coimbra em Taveiro, Coimbra.

PUBLICIDADE

Depois de vários responsáveis, o restaurante está a ser gerido desde setembro de 2022 pela antiga vendedora de vinhos Rita Oliveira. Cliente habitual do espaço, soube “através de amigos” que o anterior proprietário tinha vontade em ceder as suas quotas. 

Um ano depois de ter assumido esta responsabilidade, Rita Oliveira afirmou ao Notícias de Coimbra que o balanço é positivo, pois conseguiram “manter os clientes e até chamar novos visitantes”. Este período serviu ainda para melhorar a formação dos funcionários de sala e da cozinha do restaurante. O objetivo foi claro: “melhorar o serviço que prestamos nesta casa, principalmente o peixe grelhado no carvão”. “Reforçamos a qualidade e, ao mesmo tempo, fizemos uma maior aposta nos produtos frescos”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre outras das potencialidades que diferenciam “O Mercado” de outros espaços de restauração, Rita Oliveira lembrou o parque de estacionamento gratuito existente ao redor do restaurante no interior do Mercado Abastecedor de Coimbra. As viaturas estão sempre visíveis do interior do espaço de restauração, bem como na esplanada exterior que é bastante procurada nos dias mais amenos.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria e conheça este espaço de restauração

As comidas feitas no tacho, como por exemplo o Arroz de Lavagante ou o Arroz de Lingueirão, são outras das apostas da casa e que são bastante procuradas pelos clientes que visitam “O Mercado”. Na ementa, e como propostas de entradas, o restaurante sugere o Camarão à Guilho, a Pota Ensalsada ou os Ovos Mexidos com Farinheira.

Nas especialidades da casa, o Robalo à Bolhão Pato com Arroz de Coentros, o Robalo com Lingueirão à Bolhão Pato ou o Robalo ao Sal (para 2 pessoas) são os pratos mais pedidos, mas não se deve perder de vista a Caldeirada de Pregado ou o Arroz de Línguas de Bacalhau com Ovo Escalfado, salienta Rita Oliveira.

Robalinho, Dourada Escalada, Pregado, Corvina, Garoupa, Lulas, Chocos e Robalo/Dourada Selvagem estão disponíveis para grelha no carvão. Nas carnes, o Naco de Alcatra, os Secretos e Lagartos de Porco Preto e o “Terra e Mar” para duas pessoas (bife, camarão jumbo e lulas) fazem parte da lista de pratos mais requisitados.

Os clientes podem ainda desfrutar de algumas das principais propostas de marisco e que passam por Gambas, Camarão, Percebes ou três especialidades “à Bulhão Pato”: Lingueirão, Ameijoa e Berbigão.

Para confortar a barriga depois desta saborosa refeição, as sugestões passam pelos doces “Fora da Caixa”, Escarpiada com Bola de Gelado, o Mil Folhas de Requeijão com Doce de Abóbora ou a Tarte de Merengada de Limão.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Rita Oliveira

 

Uma das novidades da gestão de Rita Oliveira foi o convite que endereçou a algumas marcas de vinhos para, junto à entrada do restaurante, darem a provar os seus deliciosos néctares. No dia da reabertura, que ocorreu a 1 de setembro, coube à Casa Ferreirinha divulgar o seu mais recente rosé denominado “Vinha Grande”.

Um vinho “caraterizado pela aliança entre uma boa intensidade aromática e uma notável acidez” e que, através da casta de touriga nacional, revela “todo o potencial da região do Douro” na sua produção. “Isto é um miminho que nós damos aos nossos clientes”, garantiu.

Este tipo de iniciativas, a que se juntam os jantares vínicos, são outras das propostas que a gerência do restaurante “O Mercado” tem previstas para os próximos meses e que serão divulgadas através da página oficial do Facebook e do Instagram

Quanto aos objetivos para os próximos meses, Rita Oliveira afirmou que passa pela manutenção da qualidade dos pratos e do serviço prestado aos clientes, ao mesmo tempo que se prepara para apresentar novos pratos na ementa e realizar alguns eventos ligados ao setor vitivinícola.

O restaurante “O Mercado” funciona de segunda a sexta-feira entre as 12:00 e as 15:00 e das 19:00 às 22:30. Os dias de descanso são o sábado e domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE