Região

Restauração na Figueira da Foz preocupada com o Natal e Réveillon (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-12-2021

As novas medidas de controlo da pandemia e a subida do número de casos de Covid-19 estão a levar ao cancelamento de muitos jantares de Natal e a restauração na Figueira da Foz já receia o pior para as festividades que se aproximam.

PUBLICIDADE

“No réveillon é quando trabalhamos mais, mas já não temos grandes perspetivas, vai ser igual ao ano passado, muito calmo”, refere, ao NDC, Graça Mortágua a proprietária do Caçarola 1, que fica na Rua Cândido dos Reis, na Figueira da Foz.

Na mesma rua, encontramos o Restaurante Pregaria do Bairro, que abriu portas em agosto. Tânia Figueiredo, responsável pelo espaço, gostaria de fazer a primeira festa de passagem de ano deste estabelecimento, quer acreditar, mas tem “receio que saiam outras medidas”.

PUBLICIDADE

O mês de dezembro costuma ser um dos mais rentáveis, com o setor a encher as mesas, mas este ano, com o aumento do número de casos e o aparecimento da nova variante, significa mais um passo atrás para estes empresários.
O cancelamentos de encontros de grupo, mesmo que as novas regras não imponham limites quanto ao número de pessoas, é inevitável.

“Já temos várias reservas canceladas, por exemplo para este sábado tinha um grupo de 50 pessoas que já foi cancelado”, sustenta Graça Mortágua.

PUBLICIDADE

publicidade

Já a Pregaria do Bairro enviou” uma nota informativa a dar conhecimento das orientações da DGS para os clientes que têm reservas de jantares de Natal”, como explicou Tânia Figueiredo.

E muitas pessoas que aproveitaram o feriado desta quarta-feira para ir almoçar fora foram surpreendidas ao tentar usar a aplicação que atesta a vacinação completa contra a covid-19: o Certificado Digital Covid.

“O serviço esteve com problemas ontem e hoje”, salientou Sofia Santos do Bijou Restaurante, acrescentando “que foi um grande transtorno com as pessoas a ter que esperar imenso tempo e muitas a terem que desistir”.

Com a entrada em vigor do Estado de Calamidade, o acesso a restaurantes fica assim limitado à apresentação do certificado, mas esta medida não abrange cafés, pastelarias, snack-bares e esplanadas.

Veja o vídeo do Direto NDC com Graça Mortágua, proprietária do Restaurante Caçarola 1:

Veja o vídeo do Direto NDC com a responsável da Pregaria do Bairro, Tânia Figueiredo:

Veja o vídeo do Direto NDC com Sofia Santos do Bijou Restaurante:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE