Coimbra

Responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 apresentado no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-05-2018

A apresentação pública da equipa responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027,  está marcada para dia 5 de junho, terça-feira, pelas 11:00, na Sala Conventual, no Convento São Francisco, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Recordamos que Manuel Machado previu em setembro um investimento de 100 milhões de euros para o desafio de tornar a cidade Capital Europeia da Cultura em 2027, com o grosso do valor para produção cultural. 

PUBLICIDADE

Com a Capital Europeia da Cultura em 2027, Coimbra reforçará, defendeu, a sua “projeção nacional e internacional como uma cidade ímpar”, com infraestruturas como a Universidade, o Museu Nacional de Machado de Castro ou o Convento São Francisco.

“O desafio é acolher bem as pessoas e atraí-las para passarem mais tempo em Coimbra”, sustentou.

PUBLICIDADE

publicidade

 Em junho, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) aprovou, por unanimidade, o apoio formal à candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027, assim como a sua participação ativa nesta candidatura.

 Esta votação surgiu no seguimento de um convite do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, para que os municípios que integram a CIM-RC se associassem e participassem ativamente nesta candidatura.

Em Julho, Castro Mendes, Ministro da Cultura afirmou que “Coimbra é uma cidade da Cultura, com a primeira universidade, com as cortes, com os reis”. “Tem toda uma tradição. É realmente uma cidade extraordinária”, acrescentou. 

“A candidatura de Coimbra faz todo o sentido. É um eixo e um paradigma da nossa Cultura”, elogiou o governante.

Apesar dos elogios a Coimbra, Castro Mendes lembrou a existência de outras candidaturas e, por isso, garantiu que não há qualquer predeterminação na escolha.

Mas “não é preciso refletir muito para ver a força extraordinária que tem a cidade de Coimbra” e a importância que teria para Portugal essa consagração em 2027, considerou.

Guarda, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Faro, Évora, Cascais, Oeiras e Leiria também são candidatas a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE