Cidade

Requalificação de ruas da alta está concluída. Acesso automóvel continua condicionado

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-05-2019

A Câmara Municipal de Coimbra anuncia que as intervenções de requalificação do Largo de São Salvador, da Rua da Ilha, Rua Guilherme Moreira, Rua José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo do Hilário já se encontram concluídas, cumprindo, assim, o objetivo de valorização desse espaço público da zona histórica da cidade, sobretudo no que diz respeito à mobilidade pedonal.

PUBLICIDADE

A autarquia recorda,  contudo, que apesar destas vias e artérias estarem disponíveis para usufruto da população a partir de amanhã, elas continuam a ser zonas de acesso automóvel condicionado (ZOC) e, por isso, estão interditas ao trânsito automóvel, exceto a veículos ligeiros autorizados e a cargas e descargas das 8h00 às 10h00 e das 20h00 à 01h00.   

PUBLICIDADE

Estão concluídas as consideradas importantes empreitadas de modernização do espaço público na Alta da cidade, mais concretamente a “Requalificação da Rua da Ilha, Rua Guilherme Moreira, Rua José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo do Hilário” e a “Requalificação do Largo de São Salvador”. Duas intervenções que visam a melhoria da mobilidade pedonal nessas ruas, becos e largos da zona histórica, através da remodelação de infraestruturas, que inclui iluminação LED, e de novas soluções de pavimentação que garantem uma otimização da acessibilidade, do conforto e da segurança nesses locais.

Todas essas vias pertencem, pois, à zona histórica e classificada como Património Mundial da UNESCO e há, portanto, a necessidade de preservar a qualidade desses espaços, promovendo a vivência para a qual foram concebidos: a mobilidade pedonal.  Pretende-se, pois, que em todas as ZOC (onde estas vias se integram) se reduza ao mínimo a circulação automóvel, possibilitando o acesso viário “apenas em certos períodos e a determinados tipos de utilizadores”, de acordo com os regulamentos municipais que definem o estacionamento de duração limitada e as zonas de acesso condicionado.

PUBLICIDADE

Isto é, nas ZOC é apenas autorizado o acesso a veículos de cidadãos residentes, que podem circular e estacionar nos locais definidos para o efeito; veículos municipais, de emergência, polícia e manutenção de infraestruturas públicas; veículos ligeiros de cargas e descargas, com menos de 3500 kg, que podem aceder aos locais sinalizados para o efeito, pelo tempo máximo de 30 minutos, e apenas das 8h00 às 10h00 e das 20h00 à 01h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE