Região

Requalificação de Parque de Merendas vence orçamento participativo de Mira

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 06-07-2023

O projeto de investimento e manutenção do Parque de Merendas Público da Sagrada Família, na Praia de Mira, venceu com 500 votos o Orçamento Participativo de Mira de 2023, com um montante de 50 mil euros.

PUBLICIDADE

O intuito desta proposta, de autoria de Adolfo Maçarico, insere-se no “estímulo à preservação e requalificação de espaços já existentes, como é o caso, e respeita totalmente o objetivo de adequar as políticas públicas municipais com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, referiu a Câmara Municipal de Mira, numa nota publicada hoje no ‘site’ do Orçamento Participativo.

A ideia passa pela organização e definição deste espaço, a colocação de vedações e por manter e investir em mesas, bancos, caixotes de lixo, assim como em sinalética de identificação e regulamentação do local.

PUBLICIDADE

A proposta prevê também a criação de locais de água e de um espaço central de apoio ao parque, com diversas valências a definir com as entidades públicas que gerem o equipamento, e a definição dos principais percursos.

O projeto inclui a colocação de equipamentos de material reciclado, podendo usar plástico e madeira, mas “respeitando sempre a sustentabilidade”.

PUBLICIDADE

“Investir e manter este equipamento permite oferecer uma melhoria direta para todas as pessoas, sendo um espaço ao ar livre, de lazer, que permite piqueniques e tomar refeições, sendo sempre de utilização pública livre”, lê-se.

Nesta edição, estiveram a votação dois projetos – o outro era o projeto do Parque Desportivo e de Lazer de Carromeu, proposto pela Associação de Melhoramentos e Cultura de Carromeu.

Já esta proposta incluía a criação de vários equipamentos destinados à prática desportiva, de exercício físico e do ‘fitness’, todos ao ar livre, com vista ao “bem-estar pleno de todos os cidadãos, ao entretenimento e convívio de várias gerações, ao reforço de laços familiares e, de forma especial, à promoção do envelhecimento ativo”.

No total participaram 885 votantes, dos quais 618 via ‘online’ e 267 presencialmente.

A proposta vencedora ganhou com 500 votos, contra o outro projeto que conquistou 366 votos.

De acordo com a Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, 19 votos foram nulos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE