Coimbra

Requalificação da Zona Industrial de Mira à espera do visto do Tribunal de Contas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-01-2020

Mira vai investir 1,5 milhões de euros na requalificação das infraestruturas da Zona Industrial afetadas pelos incêndios de 2017, estando à espera do visto do Tribunal de Contas para começar as obras.

PUBLICIDADE

“Estamos só a aguardar luz verde do Tribunal de Contas para arrancar com a empreitada de requalificação e ampliação do Polo I da Zona Industrial, o que deverá acontecer durante o mês de fevereiro”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

A empreitada resulta de uma candidatura para a reabilitação das infraestruturas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, ao abrigo do aviso CENTRO-53-2018-16, que foi aprovada em 2019.

PUBLICIDADE

Tem um prazo de execução de 15 meses e será financiada em 85% por fundos comunitários, no âmbito do programa Portugal 2020, tendo sido inscrita no Orçamento e Grande Opções do município para este ano, que conta com cerca de quatro milhões de euros em projetos aprovados, uns em execução e outros em fase de adjudicação.

“A par da requalificação da rede viária do concelho, o investimento na Zona Industrial marcará o arranque de 2020 em termos de investimentos”, garante o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

A requalificação da rede viária do concelho, no valor de 1,3 milhões de euros, e a empreitada para requalificação e manutenção das pistas clicáveis, são suportadas integralmente por fundos municipais.

“O ano de 2020 é fundamental na execução dos projetos do Portugal 2020”, surgindo como “um ano de execução física e financeira das obras comparticipadas pelo quadro comunitário”, refere Raul Almeida.

A intervenção na Zona Industrial, que sofreu prejuízos avaliados em 32 milhões de euros nos incêndios de 2017, passa pela abertura de um novo arruamento a Sul bem como uma nova ligação com a Estrada Nacional N109.

“O projeto de execução tem em consideração e respeito pelos elementos paisagísticos originários do local. Teve como base tornar a ZI do Polo I funcional de acordo com a atual legislação e garantir uma maior proteção aos incêndios futuros que poderão ocorrer na zona florestal das imediações”, pode ler-se na apresentação da requalificação.

Serão executadas infraestruturas de abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e residuais, eletricidade, iluminação pública e telecomunicações nos arruamentos novos, bem como a remodelação destas infraestruturas existentes nas zonas ardidas.

Os pontos de acesso a água para combate a incêndios serão reforçados, e será criada uma zona verde, a Norte, inserida numa zona de estacionamento, com espaços ajardinados providos de sistemas de rega para garantir uma vegetação verde na altura de maior risco de incêndio.

Os arruamentos e passeios levarão uma nova pavimentação, marcação rodoviária e sinalização vertical, que foi destruída pelas chamas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE