Desporto

República Boa-Bay-Ela em Coimbra compra imóvel para assegurar futuro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-07-2021

A República Boa-Bay-Ela, em Coimbra, vai comprar a casa onde se encontra de forma a assegurar o seu futuro, num investimento de 150 mil euros que teve um apoio de 10% da Universidade, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A compra, que será formalizada na sexta-feira com a assinatura da escritura, contou com um apoio de 75 a 80 mil euros por parte de 50 a 60 antigos repúblicos que se juntaram para ajudar a assegurar a continuidade da República, assim como de 10% do investimento total por parte da Universidade de Coimbra (UC), disse hoje à agência Lusa João Paulo Bernardino, um dos antigos repúblicos que ajudou a organizar o processo.

O restante será pago pelos atuais residentes, através de um empréstimo a dez anos que é assumido pela associação da República, explicou.

PUBLICIDADE

“Este apoio da Reitoria da Universidade de Coimbra é fundamental e agradecemos muito”, salientou João Paulo Bernardino, que realçou ainda que, durante o processo, foi “um bocado dececionante a falta de colaboração e de interesse” por parte de outras instituições da cidade.

Por parte da Câmara de Coimbra, houve “um reconhecimento do interesse histórico e cultural, que isentou de IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], mas limita-se a isso”, notou.

PUBLICIDADE

publicidade

Citado em nota de imprensa, o reitor da UC, Amílcar Falcão, defendeu que a instituição que lidera deve “empenhar-se na preservação do legado histórico das repúblicas enquanto património imaterial”.

Segundo João Paulo Bernardino, a venda da casa não era iminente, mas, face à sua localização “numa zona de forte especulação imobiliária”, os antigos e atuais residentes decidiram avançar com a compra para garantir “o futuro da casa”.

“Havia o receio de que o interesse externo se pudesse agudizar com o aproximar do termo do contrato, já que em 2023 iria transitar para o novo regime de arrendamento urbano”, disse.

De acordo com a UC, a Real República Boa-Bay-Ela, fundada a 26 de janeiro de 1956, conta com sete estudantes residentes nas várias faculdades da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE