Coimbra

Representante de um pato candidata-se à Associação Académica de Coimbra (com vídeo)

Cátia Vicente | 1 ano atrás em 11-11-2022

Estão marcadas para o próximo dia 17 de novembro as eleições para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e há três candidatos a sufrágio, um deles, Wilson Domingues, que encabeça a Lista P diz que está em representação de… um pato. Nestas eleições, João Caseiro, o atual presidente, é recandidato pela Lista S, com o lema “Sentir a Académica”. Vai a votos também Gonçalo Lopes, pela Lista E – “Estudantes Primeiro”. 

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Wilson Domingues, estudante de Direito, de 21 anos, disse que apesar de ser ele o candidato, só o faz porque o pato, que está no lago dos Jardins da AAC, não pode concorrer. O animal, alega o jovem, quer ser ouvido porque está num “lago muito sujo”.

Esta lista, de sátira, apresentou um programa irreverente onde constam medidas como “o aumento das propinas”, para que a propina nacional fique “nivelada” com a internacional. Esta proposta, segundo Wilson Domingues, que diz que foi o pato que o abordou, está ainda a ser alvo de discussão interna.

PUBLICIDADE

publicidade

Transformar o edifício da AAC num espaço de Airbnb é outra das medidas em cima da mesa e que, segundo a lista segue uma lógica de “empreendedorismo”. O candidato quer também que o edifício albergue salas para as várias juventudes partidárias para que exista aquilo a que chama “biodiversidade”. 

Questionado sobre expetativas em relação ao sufrágio dos estudantes, Wilson, ou “Zé”, como prefere ser tratado, diz que o “importante é dar voz ao pato”.

PUBLICIDADE

“Parem de EmPatar” é o mote desta lista que não tem candidato à Assembleia Magna. Wilson, natural de Leiria, confirma que o lago sujo do pato é uma metáfora para o estado atual da AAC que “precisa de ser limpa” e garante que “o pato é real, assim como as preocupações”. 

Os três candidatos foram convidados para uma entrevista em direto no Notícias de Coimbra. Gonçalo Lopes (ainda) não respondeu ao convite. 

Veja o direto NDC com Wilson Domingues e o pato: 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE