Política

Representante da República aceitará nome de Miguel Albuquerque para novo Governo da Madeira

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 17-02-2024

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, disse hoje que, com ou sem eleições, aceitará uma eventual indicação do PSD para que Miguel Albuquerque seja presidente de um novo Governo Regional.

PUBLICIDADE

“Se amanhã, em qualquer das circunstâncias, ou com novas eleições ou sem novas eleições, o partido mais votado me apresenta, no caso em concreto, o doutor Miguel Albuquerque, eu sou obrigado a aceitá-lo. Não quero usar o direito de veto em relação a ninguém”, afirmou o representante, quando questionado sobre a possibilidade de o social-democrata voltar a ser nomeado chefe do executivo madeirense.

Ireneu Barreto respondia aos jornalistas no Palácio de São Lourenço, no Funchal, depois de ter anunciado que vai manter o atual Governo Regional, de gestão, em funções, até o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidir se dissolve a Assembleia Legislativa, o que só poderá ocorrer depois de 24 de março.

PUBLICIDADE

“Eu sou o representante da República, mas tenho dúvidas se posso recusar o nome que me seja apresentado pelo partido mais votado”, disse.

O líder do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, demitiu-se depois de ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção na região, o que levou à queda do seu executivo, de coligação PSD/CDS-PP, com o apoio parlamentar do PAN. O social-democrata manteve-se na liderança da estrutura regional do partido.

PUBLICIDADE

publicidade

Ireneu Barreto considerou que manter o executivo em gestão é “a melhor maneira de assegurar os interesses da região”, inclusive por “não haver hiatos no que diz respeito ao cumprimento de contratos e prazos”, já que um governo nestas condições “não tem qualquer limitação” do ponto de vista administrativo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE