Região

Réplica do mosaico romano “Outono” apoia candidatura de Conímbriga à UNESCO

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 23-10-2023

 A colocação da réplica de um mosaico romano no centro de Condeixa-a-Nova, ainda no outono, é uma das ações locais para envolver a população na candidatura de Conímbriga a Património Mundial.

PUBLICIDADE

Trata-se da reprodução do busto do ‘Outono’, uma das quatro estações do ano representadas nos pavimentos da Casa dos Repuxos do sítio arqueológico de Conímbriga, a dois quilómetros daquela vila do distrito de Coimbra.

“Queremos contribuir para que os mosaicos de Conímbriga sejam mais valorizados”, disse à agência Lusa o investigador Miguel Pessoa, que dirigiu a oficina que produziu o mosaico, enquanto, num antigo celeiro emprestado para o efeito, uma exposição sobre o tema pôde ser visitada entre julho e setembro.

PUBLICIDADE

Segundo o ex-profissional do Museu Nacional de Conímbriga, agora aposentado, ‘Outono’ é uma figura feminina reproduzida com “milhares e milhares de tesselas de várias cores”, pedras cúbicas minúsculas obtidas a partir do calcário que os romanos extraíam das encostas do rio dos Mouros, na Mata da Bufarda.

Assente numa base de betão armado, a reprodução do mosaico original mede 1,5m x 1,5m e está previsto que venha a ser colocada na praça da República, na área histórica de Condeixa-a-Nova, ainda em outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

A obra foi concebida, naquele espaço da casa senhorial Alverca, por uma equipa da qual fizeram parte o mosaicista Afonso Oliveira, o pintor João Pocinho e o fotógrafo Francisco Pedro.

“Representar as estações do ano era uma forma de dizer às populações que o império romano era infindável”, explicou Miguel Pessoa, da Associação Ecomuseu, uma das entidades do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.

Os artistas “procuravam sempre encontrar na natureza a solução para aquilo que pretendiam”, na construção da cidade de Conímbriga e, por exemplo, da vila romana do Rabaçal, no vizinho concelho de Penela, onde algumas habitações tinham pavimentos decorados com mosaicos figurativos e geométricos.

O projeto “Praça da República: mosaico outonal e potenciação da comunidade local”, iniciado em 2019, incluiu a publicação de um catálogo, sendo uma das iniciativas de apoio à candidatura de Conímbriga a Património da Humanidade, cujo processo envolve também a Câmara Municipal, presidida por Nuno Moita, e o Centro de Estudos Vergílio Correia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE