Primeira Página

(Re)pensar o VIH e Sida: ESEnfC organiza encontro internacional sob o mote “Deixem as comunidades liderar!

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 29-11-2023

 A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)/Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (CCOMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem organiza, amanhã à tarde (30 de novembro), o  “3º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: deixem as comunidades liderar!” 

PUBLICIDADE

Com início às 14h00 (sessão de abertura), começam por falar neste evento, em formato online, o Presidente da  ESEnfC, António Fernando Amaral, a coordenadora do CCOMS para a Prática e Investigação em Enfermagem sediado na ESEnfC, Ananda Maria Fernandes, e a professora da ESEnfC, especialista em Saúde Pública, Aliete  Cunha-Oliveira. 

Seguem-se, até perto das 17h00, intervenções de especialistas em duas mesas-redondas subordinadas aos temas “Estado atual das IST” e “Projetos comunitários”. 

PUBLICIDADE

Com este evento científico, a ESEnfC pretende envolver docentes, clínicos e estudantes, dando lugar a  reflexões no âmbito da prevenção, investigação, clínica e intervenção comunitária, nos 42 anos da infeção VIH  (1981-2023). 

O Dia Mundial da Luta Contra a Sida, assinalado anualmente a 1 de dezembro, «é mais do que uma celebração  das conquistas das comunidades, é um apelo à ação para capacitar e apoiar as comunidades nos seus papéis  de liderança», afirma a organização deste encontro internacional. Que recorda que, «todos os dias, 3600  pessoas são infetadas pelo VIH (46% são adolescentes e mulheres)». 

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o Relatório Infeção por VIH em Portugal – 2023, apresentado há dias pela Direção-Geral da  Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), os 804 novos casos de infeção  por VIH registados em Portugal no ano passado vêm confirmar uma tendência decrescente que se verifica  desde 2000. Revela o documento que, entre 2013 e 2022, houve uma «redução de 56% no número de novos  casos de infeção por VIH e de 74% em novos casos de Sida». 

Em 2016, os estados-membros das Nações Unidas adotaram o compromisso para eliminação da epidemia de  VIH até 2030. 

Mais informações sobre o programa e os oradores deste encontro internacional estão disponíveis no site.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE