Desporto

Renovação da Academia mais antiga do País abre novas discussões em 2017

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-01-2017

A Associação Académica de Coimbra (AAC) realizará a Tomada de Posse dos novos Corpos Gerentes perante a comunidade académica. Será no dia 19 de Janeiro, às 18:00, no Auditório Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Pólo 2).

PUBLICIDADE

académica

José Dias, Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), entregará a pasta ao seu sucessor, Alexandre Amado, Presidente eleito, na próxima quinta-feira.

PUBLICIDADE

Em forma de balanço, José Dias, Presidente eleito para o mandato de 2016 com o maior número de votos dos últimos anos na Academia de Coimbra, considera que “este foi um ano fundamental para entregar estabilidade e credibilidade à Instituição.

Com a realização de iniciativas mais vocacionadas para a cidade de Coimbra – como a organização dos 129 anos da AAC no Estádio Cidade de Coimbra, a nova aproximação entre a DG/AAC e a Académica/Organismo Autónomo de Futebol e as conquistas na área das políticas educativas nacionais – ao nível da primeira grande alteração às propinas no Orçamento do Estado (OE) de 2016 e no aumento da verba para as Bolsas de Acção Social Escolar no OE de 2017, os estudantes demonstraram que estão sensibilizados para o contexto do seu País e estão preparados para contribuir decisivamente para o seu desenvolvimento.”

PUBLICIDADE

publicidade

O novo Presidente da AAC, Alexandre Amado, pretende continuar a evoluir o trabalho concretizado durante o último mandato, sendo seu objectivo envolver cada vez mais os estudantes em torno de diversas causas.

“A luta contra as propinas será a grande bandeira da AAC em 2017. Depois de um ano em que congelámos pela primeira vez as propinas a nível nacional – em mais de 20 anos desde a aplicação da Lei de Bases de Financiamento -, esta é a altura certa para se discutir uma diminuição progressiva do valor das propinas, sem colocar em causa a sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior. A reposição das verbas deve ser feita pelo Governo que, aliás, se comprometeu num contrato assinado com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas a não diminuir as verbas a serem entregues através do OE.”, refere Alexandre Amado.

José Dias e Alexandre Amado realizarão as suas intervenções na Tomada de Posse da AAC, assim como o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva. Marcarão também presença na cerimónia diversas entidades ligadas à UC e à cidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE