Economia

Rendas das casas subiram mais de 40%

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-09-2022

O valor das rendas das casas aumentaram mais de 40% em cinco anos. No final do primeiro semestre de 2022, o valor mediano ultrapassava, em Portugal, os seis euros por metro quadrado, um aumento superior a 40% comparativamente a 2017.

PUBLICIDADE

De acordo com o Público, este ritmo de crescimento chega a ser “largamente superado” em vários municípios, como sucede nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, zonas onde é mais caro viver. Nestes dois casos, os aumentos das rendas rondam os 50% nesse período e nos concelhos da periferia da capital chegam aos 60%.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a evolução do mercado de arrendamento em Portugal mostram que, pelo menos desde o segundo semestre de 2017, data em que foi iniciada esta série estatística, nunca conheceu uma quebra nos preços.

PUBLICIDADE

No final do primeiro semestre deste ano (considerando o conjunto dos 12 meses até aí), foram atingidos novos recordes, refere o Público. O valor mediano das rendas de novos contratos de arrendamento atingiu os 6,25 euros por metro quadrado, um aumento de 3,5% em relação ao semestre anterior e de 7,4% face a igual período do ano passado. Os preços são ainda mais altos se se tiver em conta apenas o segundo trimestre deste ano, período em que a renda mediana em Portugal atingiu os 6,55 euros por metro quadrado, uma subida de 8,6% em relação a igual período do ano passado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE