Saúde

Remédios que pode fazer em casa que acabam com vários tipos de tosse

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-03-2023

Quem já não quis ver livre de uma tosse maldita que nos incomoda há dias? Pois bem, conheça aqui alguns remédios caseiros para vários tipos de tosse.

PUBLICIDADE

Por exemplo, segundo Miguel Reis, enfermeiro que colabora com o TuaSaúde, afirma que “chá de gengibre com limão é uma boa opção para a tosse seca devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica.”

Também se pode tomar um copo de água à temperatura ambiente com uma colher de mel, irá ajudar a hidratar as cordas vocais, acalmando toda a região da garganta e diminuindo os acessos de tosse.

PUBLICIDADE

Contudo, é importante identificar a causa da tosse, especialmente quando é constante, para que o tratamento seja direcionado e eficaz. Confira as principais causas de tosse persistente e o que fazer antes de tomar qualquer passo. Consulte um médico.

Seguem alguns tipos de tosse e os remédios adequados para cada tipo: 

PUBLICIDADE

publicidade

1. Tosse seca:

“Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca. O chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para as crianças, pois não apresenta efeitos colaterais”, explica o enfermeiro. Precisa de​ 5 g de raiz de gengibre, sumo de 2 limões, uma colher de chá de mel e ½ litro de água.” “Para preparar deve-se ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial e depois desligar o fogo, coar e juntar o sumo dos limões. No final, para adoçar pode ser adicionada uma colher de chá de mel. O mel não deve ser usado no caso de bebés com menos de 2 anos”, assegura. Deve-se tomar uma colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir. 

2. Tosse no bebé:

A tosse dos mais pequeninos pode ser controlada através do chá de limão com mel, no entanto, deve ser usado apenas em maiores de 2 anos, pois antes desta idade a criança não tem ainda a imunidade totalmente desenvolvida. 

O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse e a congestão nasal e a dor de garganta e também é bom para melhorar a digestão.

Vai precisar de: “500 ml de água; 2 colheres de sopa de sumo de limão; e 1 colher de sopa de mel”. O modo de preparo passa por “ferver a água na panela tapada durante cerca de 10 minutos e, em seguida, juntar o suco de limão e o mel. Deve-se oferecer ao bebê em pequenas quantidades quando estiver morno. Outra dica é colocar algumas gotas de soro fisiológico no nariz do bebê antes de mamar e limpar o nariz com um cotonete próprio para bebés, o que também ajuda a aliviar a tosse.”

3. Tosse com catarro

“Sumo de guaco [erva] com cenoura, pois possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, ajudando a eliminar o excesso de catarro e permite respirar melhor. Além disso, ao adicionar a hortelã-pimenta ao sumo, obtém-se a propriedade anti-inflamatória, que reduz as crises de tosse, principalmente nos casos de gripe, bronquite ou asma”, lê-se no artigo.

Aponte: 5 folhas de guaco; 1 cenoura; 2 ramos de hortelã e 1 colher de chá de mel. “Para fazer o sumo, basta misturar no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e os ramos de hortelã. Depois, coar e adoçar com 1 colher de chá de mel e beber 20 ml do suco várias vezes ao dia. Outra opção é infusão de tomilho, pois possui propriedades expectorantes, ajudando a liberar o catarro e fortalecer o sistema imune”, lê-se.

4. Tosse alérgica:

É possível recorrer algumas plantas medicinais, como a urtiga, rorela [planta carnívora] e tanchagem [planta medicinal], por exemplo, pois tem propriedades calmantes, aliviando o desconforto na garganta e, consequentemente, a tosse.

Basta 1 colher de sopa de folhas de urtiga e 200 ml de água. “Para fazer o chá é preciso colocar as folhas de urtiga na água e deixar ferver por 5 minutos. Em seguida coar, deixar esfriar e beber duas xícaras por dia. Caso haja necessidade, pode-se adicionar 1 colher de mel para adoçar”, conclui o artigo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE