Primeira Página

Universidade de Coimbra recebe Conferência de Reitores

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-07-2018

Decorreu hoje, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, a Conferência de Reitores que debateu assuntos centrais do desporto universitário, contando com a presença de reitores e vice-reitores de universidades de toda a Europa, num total de cerca de 85 participantes de 40 instituições de Ensino Superior e de algumas Instituições de Governação europeias com ligação ao desporto e Ensino.

PUBLICIDADE

Informação veiculada por EUg 2018 diz-nos que a sessão iniciou-se com o discurso de abertura de Adam Roczek, presidente da Associação do Desporto Universitário Europeu, que destacou o benefício da competição saudável entre universidades e que o desporto é uma das partes essenciais da vida social em contexto académico.

PUBLICIDADE

publicidade

João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, discursou também na abertura da sessão, assim como o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

A importância das “carreiras duais” foi discutida aprofundadamente no primeiro painel de debate do dia, moderado por Beatriz Gomes, professora na Faculdade de Ciências do Desporto da UC, no qual Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, referiu que os principais focos da entidade são a combinação entre juventude, desporto e educação logo as carreiras duais são uma das suas grandes preocupações, focando-se em arranjar os apoios necessários para os atletas/estudantes, junto das universidades, para que possam focar-se igualmente nos estudos e na prática desportiva.

PUBLICIDADE

O presidente da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado também marcou presença destacando a importância de fazer algo para além do contexto académico e o desporto é a solução ideal pelo que a AAC faz os possíveis para proporcionar aos estudantes espaços e infraestruturas onde seja possível a prática desportiva.

Bill Thompson, representante do comité da Associação do Desporto Universitário Europeu, e Cari Van Seuss, Chefe da Associação Atlética e Académica Nacional, partilharam a opinião de que apesar de o desporto ser uma parte fundamental no crescimento intelectual do ser humano, que a prestação académica não pode ser deixada de parte, nem sequer negligenciada, pois a educação está acima de tudo.

Laura Capranica, que se tem debruçado sobre o tema das carreiras duais ao longo dos últimos anos, apressou-se a intervir e afirmando que no duelo entre a educação e o desporto, nenhuma destas frentes deve “vencer”, mas que ambas só funcionam com a ajuda da outra. O complemento entre ambas as realidades é o segredo do sucesso de qualquer jovem, segundo a própria durante a discussão sobre o tema no primeiro painel.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE