Coimbra

Reitor e Presidente da Câmara apresentam 725 anos da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-02-2015

O Reitor da Universidade de Coimbra e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra fazem a apresentação pública do programa dos 725 ANOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, no dia 20 de fevereiro (sexta-feira), às 16:00, na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras.

PUBLICIDADE

De 1 de Março a 4 de Dezembro, a Universidade de Coimbra promove mais de 150 iniciativas incluindo espetáculos, exposições, conferências e debates, e oficinas. 

Em 2015 celebram-se os 725 Anos da Universidade de Coimbra (UC). Sete séculos e um quarto. Sete e um quarto é, para a UC, Tempo de Encontro(s).

PUBLICIDADE

O encontro, é, segundo a UC, desde logo, com a história da própria Universidade, num presente que se ocupa do passado para o projetar no futuro.

Encontro pode ser ainda um jogo, uma partida, mas também o maciço em se apoiam os arcos de uma ponte. Encontrar é achar. Encontrar é ser da mesma opinião mas também pode ser confrontar. Uma palavra cujo sentido as preposições mudam radicalmente: “ir ao encontro de” é exatamente o contrário de “ir de encontro a”.

PUBLICIDADE

publicidade

Será o encontro também o mote para comemorar com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa os 40 anos de independência, valorizar o património comum e destacando as singularidades distintivas.

Além do tempo, a UC quer também para o espaço, realidades indissociáveis. E porque o tempo, na escala intergaláctica, se mede em anos-luz, diz que se junta à UNESCO, que consagra 2015 como Ano Internacional da Luz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE