Cidade

Reitor diz aos estudantes que evitem mobilidade para manter aulas presenciais na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-10-2020

O reitor da Universidade de Coimbra apelou hoje aos estudantes que evitem a mobilidade, por ser um dos fatores de risco da transmissão da covid-19 e disse que “há muito para fazer em Coimbra, à semana e ao fim de semana”, apelando assim aos cerca de dois terços de alunos deslocados para terem “comportamentos responsáveis”.

PUBLICIDADE

Amilcar Falção reiterou que “nada substitui ensino presencial” na sessão de acolhimento realizada no auditório da Reitoria e transmitida online dirigida aos novos estudantes da UC e lembrou: “as populações mais vulneráveis são os vossos pais e vossos avós” por isso a “mobilidade é um fator de risco enorme e obriga a ter cuidados especiais”.

PUBLICIDADE

publicidade

Falcão reafirmou que as “tradições têm de manter, com o estrito respeito de toda a gente, particularmente no contexto de pandemia” e realçou ” que “ninguém é obrigado a fazer nada” em contexto de praxe académica. O “acompanhamento da receção aos novos estudantes foi feito, no Estádio Universitário, por uma “Associação Académica fantástica”, que considerou ser “uma universidade fora da universidade, com 27 seções desportivas, várias culturais, projectos de empreendedorismo, entre outras valências, que vão permitir aos estudantes adquirir “competências transversais” na vida durante a estadia em Coimbra.

“A forma como estamos organizados não é uma bolha” afirmou, ressalvando que “hoje sabemos coisas que não sabiamos em março” em relação à infeção por Sars-Cov-2, nomeadamente que a maior parte dos estudantes é assintomático e por isso mesmo está a ser realizado um rastreio à por sorteio, para impedir a transmissão na comunidade. “No caso de serem infectardos temos tudo preparado.”

PUBLICIDADE

Não é aconselhável que tenham comportamentos de risco e se cada um de nós se proteger a si, está a proteger a comunidade universitária, nomeadamente os funcionários da Universidade de Coimbra que estão numa faixa etária diferente dos estudantes, realçou o reitor.

“Nada mais será como dantes” afirmou o reitor referindo que esta é a “geração covid-19”, que nunca vai esquecer ter entrado na universidade no meio da pandemia, da mesma forma que o próprio nunca se esquecerá deste tempo marcante enquanto reitor.

O reitor disse ainda aos novos alunos que têm à sua disposição os serviços médicos da UC, que incluem consultas de diversas especialidades e já incluem psicologia clínica – porque a pandemia afeta todos – e estão a “acabar de montar um laboratório”.

O presidente da Associação Académica de Coimbra sublinhou a importancia dos comportamentos responsáveis durante as aulas e em toda a comunidade.

O provedor dos Estudantes apelou à responsabilidade, recomendou que os estudantes conheçam “os seus direitos e disse que “o maior desafio coletivo depende da proximidade, que hoje é mais dificil porque o distanciamento tem de ser garantido”. Apelou a todos que deixem a sua marca de forma positiva nos 730 anos da Universidade de Coimbra.

Na sessão foram ainda partilhados testemunhos de estudantes que já conhecem a Universidade e a Cidade, deixando antever a experiencia ímpar de ser estudante em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE