Reitor da Universidade e Presidente da Câmara “arriscam” nos negócios

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-09-2017

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, assinaram hoje, nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração que prevê a atribuição de um prémio – “Ideia de Negócio” -na 9.ª edição do Concurso Arrisca C 2017 – Ideias e Planos de Negócio, no valor de 3000 euros.

PUBLICIDADE

MACHADO E SILVA

A informação é avançada pela CMC que acrescenta: Manuel Machado começou por fazer um balanço das edições anteriores edições do Arrisca C. “Desde o início, em 2008, o concurso atribuiu 760.000 euros em prémios, teve 740 projetos candidatos de mais de 1800 promotores e criou mais de 20 empresas”, enalteceu o presidente da CMC. A autarquia atribuirá um prémio para a realização do concurso Arrisca C, através de uma transferência no valor de 3000 euros para a UC.

PUBLICIDADE

Esta transferência só se concretizará quando for exibido o comprovativo da instalação da empresa vencedora do concurso e da sua Sede Social para Coimbra. É o caso da empresa vencedora da edição de 2016, aIneye – Healthyeyes for a lifetime, que já entregou nos serviços da CMC o comprovativo de constituição de empresa com sede social no concelho de Coimbra.

Em contrapartida, a UC compromete-se a concretizar a conceção e realização do concurso de ideias de negócio; a ação de capacitação para os potenciais promotores de novas empresas; a organização de um seminário/workshop para a promoção e debate do tema do projeto; e a conceção e produção de material promocional e de comunicação do concurso. A UC obriga-se ainda a cumprir todas as disposições do Programa Operacional Regional do Centro, bem como todas e quaisquer normas adicionais definidas pelo Conselho INOV.C., no âmbito da execução do projeto “Concurso Arrisca C 2017 – Ideias e Planos de Negócio”.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a assinatura, o presidente da CMC apresentou a João Gabriel Silva o Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe, publicado em junho de 2017 em Diário da República. O autarca entregou o documento ao Reitor, defendendo que o mesmo pode ser uma ferramenta importante, de complementaridade, para o desenvolvimento dos projetos do “Concurso Arrisca C – Ideias e Planos de Negócio”.

OvRegulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe demorou cerca de dois anos a concretizar etem por objetivo promover o desenvolvimento local, de forma sustentada e organizada; fomentar o progresso e o ordenamento industrial e empresarial; estimular a reestruturação e diversificação dos setores já implementados; apoiar novas iniciativas industriais e empresariais e favorecer a criação de emprego.

A primeira edição do concurso Arrisca C ocorreu em 2008 (na época denominado Arrisca Coimbra). O sucesso foi significativo e as edições posteriores só aumentaram o prestígio e o alcance do concurso. Assim, a partir de uma iniciativa local, o concurso passou a ter uma abrangência nacional, alcançando estudantes e recém-diplomados de todas as instituições de ensino superior portuguesas.

A anterior edição do Arrisca C apresentou um novo formato simplificado para a apresentação das candidaturas, bem como um novo prémio, o prémio Social ao Centro, direcionado à Inovação Social, associando à iniciativa ideias com uma forte vertente de responsabilidade social e com um potencial de impacto considerável na sociedade portuguesa.

A UC é um importante centro de produção, divulgação e transferência do saber, contribuindo também para estimular a competitividade e inovação nos municípios, nomeadamente através da promoção desta 9.ª Edição do “Concurso Arrisca C – Ideias e Planos de Negócio”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE