Coimbra

Regulamento para utilização da requalificada pista de atletismo de Coimbra segue para consulta pública

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-02-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, as revisões efetuadas ao projeto de Regulamento de Funcionamento e Utilização da Pista de Atletismo do Estádio Municipal de Coimbra, um documento que estabelece as regras de utilização da requalificada infraestrutura desportiva, e a abertura do período de consulta pública escrita, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis. Recorde-se que a autarquia investiu 530.000 euros na requalificação deste equipamento, que passa a estar certificado para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento e a dispor de uma tecnologia pioneira em Portugal.

PUBLICIDADE

A empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, que representa um investimento de 530.000 euros para a CM Coimbra, está já na sua fase final e pretende dotar este equipamento das condições adequadas à prática desportiva de acordo com os normativos nacionais e internacionais, passando a pista a estar certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento. A pista vai dispor, ainda, da tecnologia “rekortan smartrack”, pioneira em Portugal, que foi doada pela empresa Polytan e que vai permitir a medição das performances dos atletas através de sensores ou via smartphones. Uma tecnologia que representa uma mais valia para apoio ao treino, tornando a pista de atletismo numa referência para estágio e competições.

É necessário, por isso, estabelecer as regras de funcionamento, utilização e cedência do equipamento desportivo. Para tal, a CM de Coimbra deu início, no final do ano passado, à abertura de um procedimento com vista à elaboração do projeto de Regulamento de Funcionamento e Utilização da Pista de Atletismo do Estádio Municipal de Coimbra, bem como à participação procedimental, tendo os interessados tido um período de dez dias úteis para se constituírem como tal e apresentarem, por escrito, os seus contributos. Contributos reunidos e analisados, o texto de regulamento foi melhorado e regressa agora à reunião do executivo municipal para a aprovação das alterações e da abertura do período de consulta pública escrita, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis.

PUBLICIDADE

publicidade

A pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra é constituída por dois balneários (feminino e masculino), uma sala de foto-finish, dois arrumos para equipamento de atletismo, oito pistas com 400 metros de comprimento, duas pistas para salto em comprimento e salto triplo, uma pista coberta com 46,23 metros de comprimento, uma zona para salto em altura, duas zonas para salto à vara, uma zona de lançamento de martelo e disco e dois corredores para lançamento do dardo. A pista de atletismo está em funcionamento todo o ano e pode ser utilizada em regime livre, para atividades promovidas ou apoiadas pela autarquia ou para cedência a entidades. Todos os utilizadores têm de ter um cartão de utente para aceder à pista, seja ele regular ou pontual, conforme está explícito no regulamento, que define outras normas de utilização e acesso ao equipamento municipal.

Recorde-se que a CM Coimbra avançou com a empreitada de reabilitação da pista de atletismo por esta apresentar um elevado estado de degradação, com anomalias ao nível do revestimento e da drenagem. Uma empreitada que visou recuperar a pista de atletismo de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), de forma a que passasse a estar capacitada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais, bem como para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento. A intervenção começou pelo levantamento integral do revestimento sintético, correção de todas as depressões existentes no pavimento e passou depois para as marcações e pinturas da pista e a reformulação do acesso à pista interior de aquecimento, que passa a ser por meio de rampa.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE