Coimbra

Regresso dos turistas enche Baixa de Coimbra de vida (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-09-2022

Setembro está a ser um ótimo mês em termos turísticos na Baixa de Coimbra. O movimento que se verifica nas ruas alegra o público mas, acima de tudo, as entidades que ali operam que, depois dos tempos difíceis provocados pela pandemia, muito ansiavam pela retoma dos turistas à cidade.

PUBLICIDADE

O misto de Línguas e culturas é bem evidente no centro histórico. O verão tem corrido bem e setembro está a surpreender, como contaram ao Notícias de Coimbra dois empresários da Baixa. No Dia Mundial do Turismo, que se comemora esta terça feira, Vítor Marques, gerente do Café Santa Cruz, sublinha que este movimento “é excelente” não só para a Baixa como para toda a cidade.

Congratula-se por ver superadas as expectativas anunciadas no final do ano e pela “grande afluência” que se tem verificado nos últimos meses e que continua evidente neste início de outono.

PUBLICIDADE

Vítor Marques destaca, também, o facto de haver cada vez mais americanos a visitar a cidade. Explica que, a partir de 25 de julho, começaram a perguntar às pessoas que recebiam no café de onde vinham e que “foi interessante perceber que muitas nacionalidades de diversos países do mundo nos têm visitado, sendo a maioria americanos”.

Sobre as medidas que podem contribuir para atrair mais turistas a Coimbra, considera que é importante que surjam notícias “mais positivas face à situação económica” mas defende também que o investimento privado que está a acontecer na cidade é determinante para atrair mais pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

Orlanda Duarte, gerente da pastelaria Briosa, está também “muito satisfeita” com esta afluência de turistas. “Tivemos uma franca recuperação, houve meses de verão que ainda não chegaram aos parâmetros que tínhamos antes da pandemia mas há outros que, francamente, estão a chegar lá. Este mês de setembro está a ser muito interessante, estamos muito satisfeitos”, sublinha.

“O turismo é sempre um barómetro de como o nosso negócio vai evoluir ou não. Neste momento estamos satisfeitos com o fluxo de turismo e achamos que todas as iniciativas levadas a cabo – quer por associações do setor, quer pelo executivo camarário – são importantes para nos ajudar a ter cada vez mais e melhor turismo na cidade”, realça. Acrescenta ainda que cada empresário não pode esquecer também a sua própria responsabilidade de “promover um turismo mais exemplar, com mais qualidade e com melhores condições de receção aos turistas.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE