Saúde

Registados dois novos casos de Monkeypox em Portugal

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-04-2023

O mais recente relatório da Direção-Geral de Saúde indica o registo de dois casos de Monkeypox em Portugal. No total, já foram confirmados 953 casos e vacinadas 3.078 pessoas.

PUBLICIDADE

Segundo o relatório da Direção-Geral de Saúde (DGS) citado pelo Jornal de Notícias (JN), entre o dia 3 de maio de 2022 e 30 de março de 2023, foram identificados 953 casos confirmados laboratorialmente para o vírus mpox (Monkeypox). No último mês, foram confirmados mais dois casos.

Ainda de acordo com os dados disponibilizados, de 16 de julho de 2022 e 23 de março de 2023, foram vacinadas 3.078 pessoas (mais 406 em relação ao total do mês passado), a maioria em contexto de pré-exposição. “Em fevereiro de 2023, ocorreu a abertura de mais um local de vacinação preventiva contra a Mpox – GAT Intendente, em parceria com a ARSLVT (Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo)”, informa-se ainda.

PUBLICIDADE

“A nível internacional o surto de infeção humana por vírus mpox continua, mantendo-se como uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC) declarada pelo Comité de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS que reforça a importância de manter a vigilância epidemiológica da mpox, e de integrar a prevenção e a preparação e resposta nos programas e serviços de saúde sexual, VIH e outras IST”, de acordo com o jornal que cita a DGS.

Por isso, a Autoridade de Saúde “continua a reforçar a relevância da Norma 006/2022 – atualizada a 27 de dezembro de 2022, relativa à vacinação contra a infeção, com enfoque na identificação de elegíveis para a vacinação pré-exposição, em especial previamente à participação em festivais e eventos de massa na primavera/verão”.

PUBLICIDADE

publicidade

O site da DGS disponibiliza uma lista de locais de vacinação, assim como responde algumas dúvidas sobre a doença.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE