Coimbra
Região de Coimbra tem incentivos até 25 mil euros para micro e pequenas empresas na área do comércio e serviços

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra realizou, hoje, uma sessão de esclarecimentos do Sistema de Incentivos de Base Territorial (SIBT) da Região de Coimbra, um instrumento vital para a dinamização económica e a coesão territorial.
A sessão contou com dezenas de empresários, empreendedores, associações empresariais e técnicos municipais e focou-se nos procedimentos de candidatura e nos requisitos de elegibilidade para aceder ao apoio financeiro.
O secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, sublinhou a importância estratégica deste programa para o futuro da região, realçando que “o SIBT é mais do que um incentivo financeiro, é uma alavanca essencial para a nossa economia local, agora mais direcionado ao setor do comércio e serviços. Permite que as nossas micro e pequenas empresas inovem, se tornem mais digitais e promovam o emprego qualificado e jovem, garantindo a resiliência e a diversificação da base produtiva da Região de Coimbra”. E enfatizou: “Estes incentivos são uma oportunidade real para transformar ideias em projetos concretos e consolidar o nosso tecido empresarial, combatendo as assimetrias regionais.”
PUBLICIDADE
O SIBT tem como objetivo financiar projetos de investimento de pequena dimensão para a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas no território da CIM Região de Coimbra.
Na sessão, que contou também com a presença de Jorge Brandão, vogal executivo da Comissão Diretiva do PO Centro 2030, e de Hugo Serra, presidente do Conselho Empresarial da Região de Coimbra, foi destacado que o SIBT tem o propósito de impulsionar a diversificação da base produtiva regional, apoiando projetos que promovam a inovação, a digitalização e a sustentabilidade:
- Beneficiários: Micro e Pequenas Empresas.
- Investimento elegível: Projetos com um investimento mínimo de 10.000€ e um máximo de 50.000€.
- Tipologias de apoio: Criação de novas empresas (com menos de 5 anos) ou expansão/modernização de empresas já estabelecidas (com 5 ou mais anos).
- Despesas elegíveis: Incluem obras de construção ou adaptação, aquisição de máquinas e equipamentos, hardware e software, ativos incorpóreos (como certificações e registo de marcas) e serviços de consultoria especializados.
- Taxa de financiamento: A taxa de apoio pode atingir 50% do investimento elegível, sendo particularmente incentivada a localização em territórios de baixa densidade.
As candidaturas ao SIBT decorrem até ao dia 8 de janeiro de 2026, sendo fundamental que os interessados consultem os avisos específicos no site da CIM Região de Coimbra e apresentem um plano de investimento alinhado com os objetivos do programa e as condições de elegibilidade.
PUBLICIDADE