Coimbra

Região de Coimbra: Recolher obrigatório a partir das 13:00 em 13 concelhos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-11-2020

Mais de oito milhões de portugueses, residentes em 191 concelhos, estão este fim de semana sujeitos ao recolher obrigatório a partir das 13:00, decretado pelo Governo no âmbito do estado de emergência devido à pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Figeirada da Foz, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pampilhosa da Serra, Penacova e Tábua são os concelhos da Região de Coimbra abrangidos por esta medida.

PUBLICIDADE

Além do recolher obrigatório a partir das 13:00 ao fim de semana, o Governo estabeleceu que a abertura do comércio só pode acontecer a partir das 08:00, com encerramento às 13:00, exceto para farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares até 200 metros quadrados com porta para a rua e bombas de gasolina, entre outros casos.

Durante o fim de semana, a partir das 13:00, a restauração nestes concelhos só pode funcionar para entrega ao domicílio.

PUBLICIDADE

publicidade

A proibição de circulação na via pública prevê um conjunto de 13 exceções de deslocações autorizadas, entre as quais o desempenho de funções profissionais como profissionais de saúde e agentes de proteção civil, a obtenção de cuidados de saúde, idas a estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, assistência de pessoas vulneráveis, exercício da liberdade de imprensa e passeios pedonais de curta duração.

Além do recolher obrigatório, os concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 têm em vigor o dever de permanência no domicílio, a obrigatoriedade do teletrabalho.

São proibidos os eventos e celebrações com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

De segunda a sexta,  encerramento dos estabelecimentos de comércio  deve ocorrer até às 22:00 e dos restaurantes até às 22:30

Estas medidas especiais estão em vigor até às 23:59 do dia 23 de novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE