Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Região de Coimbra quer promover Arte Xávega

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-05-2020

Aceitando o desafio lançado pelo Município de Mira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniu os Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira, as Universidades de Coimbra (UC) e NOVA de Lisboa e o Iceland Ocean Cluster numa parceria para a salvaguarda e sustentabilidade do património singular da Arte Xávega, consolidando as estratégias municipais de valorização desta arte.

PUBLICIDADE

Historicamente, os três municípios da zona costeira da Região de Coimbra partilham uma tradição de usos e costumes ligados ao mar, o que faz com que esta Região seja uma das zonas de maior expressão da Arte Xávega em Portugal. A candidatura “Xávega em rede”, inserida no programa EEA Grants, consiste na criação de centros de memórias de Arte Xávega, através da requalificação de imóveis relacionados com esta prática ancestral. Um dos principais objetivos passa por valorizar e preservar a memória do conhecimento e exercício das práticas das artes xávegas, promovendo contextos de formação e aprendizagem colaborativa junto de diversos públicos, em particular mais jovem, contribuindo para a promoção da literacia do mar e da sustentabilidade dos oceanos.

PUBLICIDADE

publicidade

É do interesse de todos os parceiros transformar a Arte Xávega em património de interesse municipal. Nesse sentido, a CIM Região de Coimbra, como entidade promotora da candidatura, vai coordenar o desenrolar das atividades nas suas diversas vertentes, assegurando uma comunicação eficaz entre os participantes e o cumprimento dos objetivos propostos.

Dotados de conhecimento local privilegiado, os Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira serão responsáveis pela implementação das metodologias afetas ao projeto, nomeadamente a requalificação do património arquitetónico, estruturas e áreas circundantes, bem como à recolha, partilha e divulgação da memória social e cultural junto das respetivas comunidades, assegurando a sua continuidade a longo prazo. A rede criada pelos municípios promoverá as melhores práticas de colaboração entre entidades públicas.

PUBLICIDADE

A UC e a NOVA de Lisboa contribuirão para a informação científica acerca da arte xávega e o parceiro islandês Iceland Ocean Cluster colaborará com a realização de workshops para dinamizar o intercâmbio entre vários stakeholders.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com