Coimbra

Região de Coimbra protege espécies ameaçadas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-10-2020

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra viu aprovada, pelo Fundo Ambiental, uma candidatura com a designação de “FloraReply”, que visa a operacionalização de ações de conservação e proteção de espécies atualmente ameaçadas ou em declínio nos territórios da Rede Natura 2000 da CIM Região de Coimbra, com vista a melhoria do conhecimento e do estado de conservação do património natural e da biodiversidade. Com este projeto pretende-se preservar, conservar e propagar espécies de flora ameaçada ou em declínio na Região.

PUBLICIDADE

O projeto, realizado em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, irá decorrer até ao final do ano de 2020, envolvendo um investimento de cerca de 80 000€, financiados a 95% pelo Fundo Ambiental.

PUBLICIDADE

As espécies integradas no projeto são o Nenúfar Amarelo (Nuphar luteum), Nenúfar-branco (Nymphaea alba), Vallisneria spiralis (saca rolhas), Lysimachia Ephemerum e Estaque-do-baixo-mondego (Stachys palustris).

Em termos práticos, a candidatura prevê o mapeamento dos locais onde ainda podem ser avistadas estas espécies, realização de trabalhos de conservação no local através da colocação de barreiras proteção e da redução dos fatores de ameaça, transplante de alguns exemplares destas espécies para outros locais adequados dentro da Região de Coimbra e garantir a intervenção em duas novas espécies exóticas invasoras avistadas na Região, tentando erradicar as mesmas ainda na sua fase inicial de instalação.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto agora aprovado apresenta uma enorme complementaridade com outros investimentos que se encontram a decorrer na Região, nomeadamente o projeto aprovado pelo POSEUR relativo à “Prevenção, Controlo e Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras no território da CIM RC”, tendo um contributo decisivo face à perda de biodiversidade a que estamos a ser alvo na região devido à dispersão de espécies exóticas invasoras.

O projeto prevê ainda algumas ações de comunicação, bem como a colocação de estruturas físicas de contemplação das espécies protegidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE