Coimbra

Região de Coimbra promete revolucionar indústria de manufatura com projeto europeu inovador

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 05-01-2024

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra anunciou hoje que vai integrar um projeto europeu inovador, que promete revolucionar a indústria de manufatura, tornando-a mais verde, inclusiva e inteligente.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, a CIM da Região de Coimbra revela que será parceira do projeto Starhaus, uma iniciativa projetada para transformar a indústria da manufatura, introduzindo sinergias inovadoras entre modelos de produção e consumo personalizados.

Financiado pelo programa Horizonte Europa, este projeto “alinha-se com a visão europeia de uma indústria mais verde, inclusiva e inteligente”, reunindo especialistas de toda a Europa, para impulsionar a inovação dos produtos, processos e serviços.

PUBLICIDADE

“O objetivo é regenerar espaços de fabrico, desenvolver métodos eficientes e sustentáveis e avaliar o impacto comportamental em prol da sustentabilidade através de modelos participativos que incluam consumidores, investigadores, fornecedores de tecnologia e autoridades públicas”, realça.

A CIM da Região de Coimbra irá contribuir como local-piloto, prestando apoio na implementação do projeto nas comunidades locais.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Comunidade Intermunicipal, este projeto inovador incorpora a essência do Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), um movimento que tem como objetivo proporcionar um espaço de encontro para que artistas, cientistas, tecnólogos, ativistas sociais e outras pessoas possam colaborar na criação de futuros modos de vida mais sustentáveis e inclusivos.

“O Starhaus pretende revolucionar a forma como os produtos são concebidos e produzidos, ao focar-se na descentralização da produção e na sustentabilidade, proporcionando um futuro mais sustentável para os processos de produção e fabrico”, evidencia.

A iniciativa destaca-se pelas soluções sustentáveis que apresenta nos processos ecológicos, pelos avanços tecnológicos que aumentam a eficiência e a precisão da produção.

Destaca-se ainda pelo design acessível, ampliando a inclusão e garantindo necessidades e preferências, e pela estrutura resiliente, capaz de resistir aos diversos desafios económicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE