Coimbra

Região de Coimbra presente na Futurália

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-04-2019

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra está presente na Futurália na FIL em Lisboa a 5 e 6 de abril, com o programa educativo intermunicipal Realiza.te, que vai apresentar uma das ideias de negócio do projeto de empreendorismo nas escolas Imagine.Create.Suceed e a ação MindSerena, de capacitação para a atenção plena.

PUBLICIDADE

“Teares do Mondego” é o nome da ideia empreendedora a apresentar na Futurália no dia 5 de abril, sexta feira, desenvolvida por alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

No momento da apresentação, que conta com uma mostra de materiais produzidos, será efetuada uma demonstração prática da tecelagem e das suas aplicações no revestimento demobiliário, criação de peças de vestuário e calçado, jogos e outros objetos de utilização pessoal.

O Imagine.Create.Suceed desenvolve-se nos 19 municípios da CIM Região de Coimbra e inclui outros tantos concursos municipais de ideias de negócio e empreendedorismo nos alunos e professores, que elegem o melhor representante na final intermunicipal, que se realiza também este fim de semana, 6 e 7 de abril, em Mortágua.

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado e da presença da CIM Região de Coimbra na Futurália destaca-se a ação MindSerena, promovida no âmbito do programa educativo intermunicipal Realiza.te no município de Penacova, que envolve cerca de duas centenas de alunos e mais de duas dezenas de professores, dos 6.º e 8.º anos.

A ação MindSerena visa o desenvolvimento de uma maior capacidade de atenção dos alunos por forma estarem mais tempo atentos e focados durante as aulas, bem como a redução da ansiedade e aumento da capacidade da atenção plena; melhoraria das relações interpessoais; controlo de impulsos reativos e redução do bullying; e aumentar a função executiva das crianças, que está associada ao desempenho cognitivo e sucesso escolar, entre outros benefícios.

No espaço da feira, realizam-se ao vivo práticas atencionais de respiração, postura corporal, consciência do corpo e movimento com os alunos do Agrupamento de Penacova e restantes participantes da Futurália. A investigação realizada revela que esta metodologia promove a capacidade de compreensão, memória e reduz os níveis de stress e ansiedade facilitando, assim, a aprendizagem e consequentemente, um rendimento escolar mais satisfatório.

Nas escolas, o MindSerena desenvolve-se através da aplicação de um programa de intervenção estruturado em 15 sessões para alunos dos 6º e 8º anos, 50 horas de formação de docentes para o desenvolvimento das suas competências socioemocionais e de mindfulness e de sessões de sensibilização a encarregados/as da educação, serão trabalhadas competências que promovem a atenção/concentração, a redução da ansiedade, a regulação emocional, a memorização, a resolução de conflitos, entre outras.

“A educação é um dos pilares da ação da CIM Região de Coimbra”, considera o secretário executivo intermunicipal sobre o programa Realiza.te, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

A presença da CIMRC na Futurália decorre de um convite do Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020 – para representar a Região Centro na Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, na FIL, em Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE