Região

Região de Coimbra mostra “produtos endógenos” na EXPOFACIC

António Alves | 11 meses atrás em 28-07-2023

O “Mercado do Peixe de Cantanhede” foi transformado num Mercado dos Produtores da Região de Coimbra na EXPOFACIC 2023. Nas bancas ali instaladas, os visitantes podem conhecer a riqueza gastronómica e cultural dos seus 19 municípios.

PUBLICIDADE

Para o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, a realização desta iniciativa permite, pela primeira vez, dar a conhecer o que de melhor se faz nestes 19 concelhos. “Queremos promover os produtos endógenos e os saberes que mais nos distinguem no maior evento da região e até do país”, disse o autarca ao Notícias de Coimbra.

Nesta mostra, é possível conhecer algumas das iguarias gastronómicas – casos dos doces conventuais e doces típicos de alguns concelhos – e produtos endógenos (enchidos, queijos, mel e azeite, entre outros) até ao artesanato típico.

PUBLICIDADE

“Ao entrar neste espaço as pessoas vão poder conhecer muitos dos produtos caraterísticos da nossa região”, frisou o presidente da CIM Região de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Emílio Torrão

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

 

Logo à entrada, o concelho de Arganil está representado pela artesã Vanda Andrés que começou nas artes decorativas e que, na altura da mudança para a aldeia da Cerdeira, passou a fazer bonecos em ráfia simulando as roupas usadas e as atividades dos “nossos avós”.

Rodilhas, colheres de pau em miniatura personalizadas e sacos de retalho são outros dos produtos que esta artesã está a dar a conhecer na presente edição da Expofacic.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Vanda Andrés

 

Na Figueira da Foz, José João é o responsável da Casa do Sal da Figueira da Foz. Para além do produto principal em que trabalha, e onde também apresenta algumas inovações, este representante figueirense aproveita para divulgar produtos de outros produtores locais e material de divulgação do Ecomuseu do Sal e Turismo da Figueira.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com José João

 

Na Mealhada, às Quatro Maravilhas do concelho (Pão, Água, Vinho e Leitão) junta-se a empresa FungiPerfect que está na Expofacic para divulgar os seus produtos baseados na produção de cogumelos. Para além do substrato que lhe dá origem, e que pode ser adquirido na versão Home Kit, estão disponíveis alguns produtos resultantes do processamento dos vários tipos de cogumelos – desidratados e em pó.

A principal novidade são as tinturas resultantes das extrações das suas melhores propriedades e que podem ser adquiridos num conta-gotas para poder colocar nos sumos, nas papas de aveia ou nos batidos ou em spray para ser ingerido diretamente.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Mariana Rodrigues e Louisa Gomes

 

Para além do Mercado dos Produtores, a CIM Região de Coimbra tem ainda um stand móvel que destaca a riqueza e a diversidade do território. Estrategicamente posicionado no início do recinto do certame, este stand é caracterizado por imagens da região que exibem paisagens deslumbrantes, património histórico e cultural, bem como a vivacidade das atividades económicas locais. 

Além disso, os visitantes poderão ficar a saber como podem registar os terrenos rústicos de forma gratuita e saber mais informações sobre o SIT Flexi, serviço de Transporte Flexível a Pedido da Região de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE