Vamos

Região de Coimbra mostra “densidade cultural e artística do território” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 14-03-2023

O DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, exposição coorganizada pelo Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito do projeto @GIR/Gabinetes de Inovação Regional, está patente até 6 de abril, no Centro Cultural do Penedo da Saudade.

PUBLICIDADE

A exposição que reúne os 19 munícipios da CIM “pretende ligar o IPC ao território”, mostrando “a densidade cultural e artística”, disse, esta quarta-feira, a vice-presidente da instituição, Érica Castanheira, na inauguração do evento.

A exposição de obras de artista dos vários municípios, contou com a curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco e conta, igualmente, com obras literárias dos concelhos, mostrando o que se faz do mar à serra, procurando unir esta região à volta da cultura, refere o vice-presidente da Intercomunidade Intermunicipal.

PUBLICIDADE

Para Raul Almeida esta exposção “é um meio de comunicação e aprendizagem por excelência, na medida que cria um espaço de partilha de conhecimentos e interpretações”.

Há seis datas a decorar, com eventos a decorrer paralelamente à mostra no Centro Cultural do Penedo da Saudade, com início às 18:00.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 16 de março, haverá a “Quinta com curtas – Marmostra no Centro: uma extensão da mostra de curtas-metragens da Praia da Tocha”.

No dia 17 de março, será apresentado o livro de poesia “O Sol incendeia o alarido das cigarras, de António Canteiro, poeta de Cantanhede.

No dia 21 de março, será celebrado o Dia Mundial da Poesia através da “Roda de Poesia” com poetas da Figueira da Foz e de Arganil.

A 29 de março, serão as “Conversas de Viajante”, com Isabel Craveiro sob o “Projeto Artéria”.

No dia 31 de março, será exibido o filme “Terra Queimada” de Paulo Fajardo, da Mealhada.

Por fim, no dia 6 de abril, haverá “Música ao Centro” com as tradições musicais da Quaresma contando com o Grupo Etnográfico de Arzila e o Grupo das Quintas de Vila Nova de Poiares.

O DENSO “é uma excelente forma de trazemos arte à Região de Coimbra e de proporcionar cultura aos nossos cidadãos que, certamente, terá muito sucesso”, frisa Érica Castanheira.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE